Há várias condições que favorecem isso. Veja se a sua empresa pode ser beneficiar delas
Fazer o negócio se desenvolver e crescer é o sonho de muitos que empreendem. A pesquisa “Cabeça de Dono”, realizada pelo Instituto Locomotiva para o Itaú Empresas, com o objetivo de levantar as principais necessidades e desafios dos pequenos e médios empreendedores, revelou que 60% dos entrevistados tem intenção de expandir seus negócios em 2025.
“Expandir a empresa pode assumir diferentes formatos, dependendo dos objetivos do empreendimento e do setor em que atua. Entre os principais, estão o aumento de faturamento; a diversificação da operação; a expansão física; a ampliação do portfólio de produtos ou serviços e a expansão digital “, explica Ivan Tonet, gerente adjunto da Unidade de Acesso a Mercados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Renato Mannis, professor no curso de MBA em Private Equity, Venture Capital e M&A da Trevisan Escola de Negócios, aponta que “vale esclarecer que diversificar não é sinônimo de expandir, e a recíproca é verdadeira. É possível expandir com o mesmo produto e o mesmo modelo, apenas alcançando mais gente. E dá para diversificar sem crescer, somente mudando a natureza do que oferece. Em alguns casos, aliás, a diversificação tem mais a ver com gestão de risco do que com ambição de crescimento”, diz.
Antes de partir para a expansão do negócio, é importante ficar atento a alguns sinais que ele dá, e entender se o momento é oportuno. Um deles é o crescimento sustentável, ou seja, avaliar se a empresa apresenta um incremento constante nas vendas por um período relevante. Outro ponto é notar se ela apresenta capacidade operacional e financeira robusta e estável, se os processos produtivos são eficientes e se o fluxo de caixa é positivo, o que possibilita reinvestimentos.
Também é válido observar se oportunidades externas podem favorecer o processo de expansão: “Mudanças de mercado, tendências de consumo e incentivos econômicos podem indicar que é o momento certo para crescer”, aponta Tonet.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.