Inovação

Startup desenvolve projeto para ajudar instituições de ensino a enfrentar desafios da pandemia

Atualizada em 17/06/2021 às 15:03
Por Redação

A Gentelab, startup que desenvolve serviços e conteúdos educacionais corporativos, entrou em 2021, a todo vapor. Em janeiro deste ano, a empresa teve seus serviços e produtos contratados pela Atmo Educação, que atua como administradora dos colégios Lourenço Castanho, Objetivo, Anglo, Progresso e Maple Bear, para a implementação de ferramentas que fizessem frente às grandes mudanças ocorridas no ambiente escolar por conta da pandemia.


O CEO da Gentelab, Ricardo Shinyashiki, relata que o desafio apresentado foi preparar os professores das instituições de ensino para o “novo normal”, para que o meio acadêmico fizesse frente a esse cenário tão multifacetado. Assim, a startup desenvolveu o Projeto Tech4Teatcher, que consistiu inicialmente na elaboração de materiais simples voltados aos professores contendo dicas de ferramentas e organização.


Posteriormente, conforme Shinyashiki, a Atmo sentiu a necessidade de que fosse implantado um ambiente de formação de docentes, que continuasse com as dicas e orientações, mas que proporcionasse ao professor conteúdos diferenciados e cursos mais específicos. O objetivo foi criar um espaço de aperfeiçoamento de educadores com aprendizagem contínua, pautado pela inovação e inventividade, modelando novas experiências e projetos criativos nas escolas.


Dessa forma, a Gentelab amadureceu seu projeto desenvolvendo uma plataforma moderna, tecnológica, com propostas de formação aos colaboradores tanto em âmbito acadêmico quanto técnico, e cursos balizados pelos novos desafios da educação, motivando-os a utilizar a ferramenta Tech4Teatcher (T4T), para atuarem como protagonistas e apoiadores nas criações de conteúdo.


Para conseguir atender a demanda de 2000 colaboradores, entre docentes e equipe administrativas, das 22 escolas administradas pela Atmo, a Gentelab desenvolveu uma plataforma abrangente composta por quatro pilares, divididos em cursos assíncronos; cursos síncronos; T4T indica; e parcerias.


Os cursos assíncronos oferecem dois tipos de produto: trilhas com conteúdo do catálogo Gentelab, abordando assuntos como criatividade, tecnologia, inovação, gestão e habilidade do futuro; e conteúdos mais específicos à formação do corpo docente, tratando de temas como metodologias educacionais, cultura e contemporaneidade, desenvolvimento integral e expertise do conhecimento. Os cursos síncronos consistem em aulas ao vivo (lives) sobre diversos temas visando a formação dos docentes.


Já o T4T oferece aos usuários dicas sobre ferramentas, melhores práticas, organização, modos de facilitar o dia a dia e como se planejar melhor. O CEO da Gentelab explica que a versão inicial passou por algumas mudanças a fim de que se tornasse mais ilustrativa. “Transformamos esses materiais, que antes eram simples, em materiais gráficos, mantendo uma identidade visual para a categoria”, explica Shinyashiki. Por sua vez, o quarto pilar consiste na divulgação de cursos em instituições parceiras com descontos especiais para colaboradores do grupo Atmo.


Durante o processo de implantação do projeto, a Gentelab identificou novas necessidades e assim pretende incrementar categorias e conteúdos informativos. Uma dessas iniciativas é um podcast com o professor Pinguim, figura bastante conhecida e respeitada no universo escolar, sobretudo no grupo Atmo. “O 'Café com Pinguim' trará discussões em forma de bate-papo com a participação de convidados”, explica Shinyashiki.


O Projeto Tech4Teatcher foi apresentado em uma cerimônia realizada no final de janeiro durante a semana de planejamento de 2021 da Atmo. Participaram do encontro aproximadamente 75 diretores, coordenadores e supervisores dos colégios administrados pela empresa. A plataforma foi bastante elogiada por todos. Posteriormente, quando foi efetuado o Net Promoter Score (MPS), que mediu a satisfação e lealdade do cliente a respeito da Gentelab, os seis componentes da Atmo que integram o time responsável pela elaboração da ferramenta T4T deram apenas notas 9 e 10.


Sobre a experiência de trabalhar com a Atmo, Shinyashiki afirma ter sido muito gratificante conseguir atender todas as demandas da empresa, de forma leve e ágil. “São clientes que topam nossas ideias e sugestões, aceitam fazer testes na plataforma com conteúdo e formatos diferenciados”, diz. O CEO do Gentelab está entusiasmado com o projeto, prevendo e projetando ampliações. “Há muito o que crescer. Várias frentes podem e serão exploradas, sempre com o objetivo de fazer do professor o protagonista”, destaca. (Com assessoria).


Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas