Geral

Mais de 250 empreendedores participam de Workshop “Rumos em tempo de crise”

Atualizada em 31/07/2021 às 09:38
Por Redação

Evento gratuito, realizado pelo Sebrae Paraíba e pela Femicro, contou com palestras sobre produtividade e cooperativismo financeiro.


Uma manhã de visitas aos empreendedores de diversas cidades paraibanas e uma tarde repleta de conhecimento e motivação. Considerados a essência do Sebrae, as ações foram trabalhadas em comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa, instituído no dia 5 de outubro, mas que teve as iniciativas antecipadas em todo o país para a quinta-feira (03). Como parte da programação pensada para a data, o Sebrae Paraíba e a Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba (Femicro) promoveram o Workshop “Rumos em tempo de crise” para mais de 250 empreendedores em João Pessoa.


O evento gratuito foi realizado no Chopp Time e contou com as palestras “Seja profissional no seu mercado”, ministrada pelo administrador e proprietário da Officina e SS Indústria de Móveis, Adeilton Pereira, e “Alta produtividade em tempos de crise”, temática abordada pelo especialista em vendas no mundo corporativo, Marcelo Ortega. Durante a abertura do evento, o presidente da Femicro e conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Antônio Gomes de Lima, afirmou que este é o momento para os donos de pequenos negócios serem criativos. “Com esse workshop, queremos homenagear cada empreendedor que está aqui. Queremos fortalecer cada vez mais o segmento, que é tão importante na nossa economia”, destacou. Representando o Governador do Estado, o secretário de Articulação Política, João Gonçalves, reafirmou o compromisso do governo com os pequenos negócios. “A Paraíba segue com políticas para fomentar o empreendedorismo e os pequenos negócios”, ressaltou.


O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, salientou que são os donos de micro e pequenas empresas quem movimentam a economia do país. “Eles geram os empregos que a crise fechou. No entanto, ainda sofrem com o ambiente de negócios, que precisa ser mais direcionado a esse empreendedor”, frisou. Por sua vez, o diretor financeiro, Neto Franca, afirmou que o governo precisa olhar de forma especial para o segmento, considerando que só a Paraíba possui mais de 170 mil donos de pequenos negócios. “A grande maioria do cliente do Sebrae é aquele conquistado quando vamos ao seu estabelecimento. Por isso, a comemoração escolhida para o dia da Micro e Pequena Empresa foi acertada. Assim, podemos mostrar como a instituição ajuda a diminuir a informalidade”, analisou.


Motivação


O palestrante Marcelo Ortega, durante sua explanação, enfatizou a necessidade de os empreendedores reverem o modelo de marketing e vendas, considerando o atual contexto tecnológico. “O mundo mudou e o digital está mais forte. É preciso se aproximar dessa tendência, principalmente o varejo. Também é importante proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente e cada colaborador ter a noção de que todos são vendedores, então todos devem ser orientados ao lucro. Pense: qual é a minha proposta única de valor? Assim se conquista clientes e se faz boas vendas”, pontuou.


O presidente da Cooperativa de vendas de planos de saúde e odontológico (Conven), Mário Fernandes, participou do workshop dessa quinta-feira. Ele contou que trabalham com ele 80 cooperados atualmente. “Espero agregar conhecimento ao meu negócio e vislumbrar novos horizontes acerca do cooperativismo. Só é possível fazermos algo se estivermos juntos”, afirmou o empreendedor. (Com assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas