Empreendedorismo

Empreendedor cria modelo de entregas programadas para manter as vendas durante o período de distanciamento social

Atualizada em 17/06/2021 às 05:51
Por Redação

Atitudes dessa natureza, criativas e inovadoras, são fundamentais em períodos de crise, destaca analista do Sebrae Paraíba


Manter o fluxo de vendas e não desassistir os clientes durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus. Foi com esse propósito que o empreendedor Emerson Bandeira, atendido pelo Sebrae Paraíba, decidiu investir em uma nova estratégia para que os seus produtos, de origem animal, pudessem ser adquiridos pelo consumidor de uma forma segura e prática.


Comercializando em João Pessoa há quatro anos queijos, carnes e outros produtos vindos do Sertão paraibano, o empreendedor criou um modelo de entregas programadas, em que o cliente faz o pedido previamente e agenda uma data para retirar os produtos em um local pré-definido.


“A maioria dos clientes me liga e avisa os produtos que vão querer. A partir disso, eu faço a separação e combino um local onde os mesmos passam para buscar. Sempre levo tudo separado e com o nome de cada cliente, já pra facilitar na hora da entrega”, explicou o empreendedor, ao destacar que oferece também a opção de entregar o pedido e receber o pagamento sem que o cliente precise sair do carro, o que é popularmente conhecido como “drive thru”.


O modelo tem recebido a adesão de boa parte dos clientes de Emerson, que precisou adotar essa estratégia depois que o seu principal ponto de venda físico, em uma feira de agricultura familiar, precisou ser fechado durante o período de distanciamento social.




“Minha principal fonte de vendas foi fechada, que era a feira de agricultura familiar. Com isso, foi criado um site com apoio da Universidade Federal da Paraíba e da Prefeitura, onde foi disponibilizado o contato dos comerciantes para que os clientes possam falar conosco”, explicou Emerson, ao destacar que está fazendo as entregas em três pontos fixos, com horários determinados.


Para os clientes que são idosos, principal grupo de risco da doença, Emerson, que é microempreendedor individual (MEI), conta que está fazendo as entregas em domicílio. “Esse sistema de entregas me ajuda 100%, porque a maioria das minhas vendas se voltaram para isso”, explicou.


Casos como o de Emerson, segundo a analista do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, demonstram a importância da criatividade e da inovação. "Sabemos que em momentos de crise os empreendedores natos costumam utilizar habilidades para superar os desafios que a situação exige. Por isso, encontrar saídas criativas e inovadoras pode reduzir muito os impactos e a queda que inevitavelmente ocorre nas vendas. Além disso, a modalidade drive-thru tem sido uma forte aliada para que as vendas ocorram e os clientes não deixem de consumir os produtos que sempre compraram em lojas físicas, com segurança e cuidado para o momento que estamos vivendo”, enfatizou a analista.


(Com informações do Sebrae-PB)

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