Dica

“O adulto criativo é a criança que sobreviveu”

Atualizada em 26/07/2021 às 12:19
Por Josi

A frase é de Murilo Gun, um dos palestrantes da última noite do Sebrae Pró Bussines, evento realizado em João Pessoa


Agregar valor e expandir conhecimento foram pontos-chave para dois jovens que saíram do sertão paraibano para participarem do Sebrae Pró Bussines, evento realizado, nesta semana, na praça do povo do Espaço Cultural, em João Pessoa. O cirurgião dentista, Sidney Sarmento, encarou 438 quilômetros de Sousa até a Capital, com outras 14 pessoas, mas saiu contente com tudo que vivenciou.

Ao longo dos anos, Sidney foi se interessando pela temática do empreendedorismo e, quando soube do evento, logo demonstrou interesse em participar. “O evento me ajudou a entender mais da necessidade de agregar valor ao conhecimento nesse gerenciamento profissional. Foi realmente muito interessante, gostei de ter vindo”, contou.



Sidney Sarmento e a amiga Lanna Oliveira


O dentista já vem desenvolvendo, em sua área de atuação, um sistema de parcerias com os colegas de profissão e expandindo os atendimentos para outros estados, como Ceará e Pernambuco. “Para o profissional liberal dentista, essa forma de trabalhar é mais prática do que ficar ‘preso’ a uma cadeira, a um consultório só”, comentou. E foi essa linha de pensamento que esteve presente nas temáticas abordadas pelos palestrantes, todos eles pernambucanos.


O primeiro a apresentar suas provocações sobre empreendedorismo e inovação foi o economista e especialista na criação e desenvolvimento de negócios, Dante Freitas, que já orientou mais de 15 mil empreendedores ao longo de sua jornada. Dentro do conteúdo instigante que compartilhou, Dante estimulou as pessoas a desligarem seu modo convencional de pensar e agir, que segue a linha reta do “coletar dados, planejar para depois colocar em prática”. Sugeriu aos participantes se lançarem num novo modelo em que a ação é o início da caminhada, moldada pela aprendizagem adquirida no caminho de construção do negócio.


Em seguida o empreendedor do setor digital Renan Hannouche abordou o tema “tocando o futuro” e levou o público a pensar há quanto tempo não fazem algo pela primeira vez. Pensar o mercado atual, não preocupado simplesmente por serviço e produto, mas por performance. Ele acrescentou reflexões sobre uma chamada “Era da economia da atenção” e disse que “as pessoas são o que elas celebram”. No final de sua participação, conduziu o público a cantar um dos sucessos de uma dupla sertaneja famosa, arrancando sorrisos e aplausos, abrindo espaço ao próximo a palestrar, o professor de criatividade e ex-comediante de stand-up, Murilo Gun.

Sem negar seu talento para a comédia, Gun manteve o clima descontraído dos demais colegas, ao mesmo tempo em que provocou reflexões descrevendo situações do cotidiano, que interferem no processo de “crescimento criativo” do ser humano, estimulado a se desfazer da criatividade com que nasce, para só resgatá-la anos mais tarde, quando está no universo competitivo. O palestrante apresentou, ainda, ponderações ao público sobre possíveis bloqueios à criatividade (na época da infância) e frisou: “o adulto criativo é a criança que sobreviveu”.



Lanna Oliveira


A contadora Lanna Oliveira, que também estava entre os participantes que vieram de Sousa, expressou sua alegria e satisfação pelo que o evento lhe proporcionou. Hoje ela atua como profissional liberal e com a experiência que adquiriu antes, como funcionária de empresas por onde passou, decidiu empreender na sua área. Ela presta serviços de consultoria empresarial.


“Depois que atuei dentro de uma empresa de médio porte na região de Sousa, vi a necessidade de auxiliar as empresas, de trabalhar com a contabilidade de uma forma diferente, não mais dentro de um escritório e sim auxiliando as empresas para que elas melhorassem de dentro pra fora”, disse.


Para ela, o evento ofereceu muito conteúdo para os próximos passos do seu trabalho. “Foi importantíssimo para mim. Consegui trazer clientes meus pra cá e foi muito gratificante. Eles estão encantados. Eu vi o brilho no olhar deles. Eles conseguiram enxergar o negócio deles sobre outra ótica e conversaram comigo a respeito disso. Estou muito feliz”, comemorou.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas