Dica

Franquias crescem no Nordeste e região chega a terceiro lugar em faturamento

Publicado em 13/12/2022 às 15:00
Por Redação

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que a Região Nordeste está em terceiro lugar no ranking do volume de faturamento das franquias brasileiras. De acordo com o levantamento, a receita das franquias no Nordeste cresceu de 14,03% para 15,82%, e as unidades passaram de 14,60% para 15,02% do total de franquias, no terceiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado.


Segmentos de Hotelaria e Turismo (53,8%), Alimentação – Food Service (31,0%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (27,8%), Educação (22,9%), e Entretenimento e Lazer (17,3%) foram os que mais cresceram.


Os números estão na Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$47,385 bilhões para R$56,256 bilhões no período. Na comparação entre os mesmos meses de 2020, a variação positiva foi ainda maior, de 28%. Em relação ao terceiro trimestre de 2019 (pré-pandemia), a receita do franchising também cresceu, superando em 19,2% o montante do período.


Para o diretor da ABF Regional Nordeste e CEO da Yes! Cosmetics, Cândido Espinheira, a pesquisa indica que alguns pontos específicos contribuíram para estes números no Nordeste.





“Em primeiro lugar, a retomada dos serviços que foram impactados pela pandemia foi de extrema importância para este crescimento. Ainda falando deste período difícil pelo qual passamos, a descentralização dos grandes centros precisa ser citada, já que a tendência da interiorização provocada por essa mudança de hábitos trouxe a necessidade da criação de novos formatos de negócio, como a Cápsula da Beleza, modelo de microfranquia que lançamos na Yes! Cosmetics este ano para atender um público com perfil mais empreendedor”, disse.


O CEO da marca, inclusive, fez questão de citar algumas mudanças que aconteceram nos últimos dois anos e que tiveram resultado direto nestes números positivos do franchising em 2022.


“As pessoas estão procurando empreender cada vez mais, e nós vimos neste cenário a necessidade de retomar o modelo de Venda Direta e oferecer mais uma oportunidade para quem deseja trabalhar para si e até se tornar um microfranqueado. Também colocamos no topo da nossa lista de prioridades a questão da sustentabilidade e transformamos o nosso portfólio em 100% vegano, assumindo assim uma postura de quem realmente não só acredita, mas faz a diferença pelo futuro do meio ambiente”, comenta.


Além disso, Espinheira mencionou um cenário modificado e que é importante e deve ser levado a sério nos próximos anos.


“As pessoas atualmente pesquisam muito antes de decidir por uma franquia. Elas procuram identificação com a marca e querem investir em quem tem um olhar diferenciado para certas questões como diversidade, acessibilidade e inovação. Na Yes!, nós temos uma gestão muito próxima ao franqueado e a nossa Rede tem acesso a tecnologias que ajudam 100% com o suporte para o sucesso do negócio. Nós costumamos dizer que não vendemos apenas cosméticos, mas também autoestima para as pessoas. Eu fico feliz com o resultado destes números no Nordeste, que significam um trabalho sério e dedicado ao crescimento do franchising no Brasil.”


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas