Inovação

Equipe vencedora do primeiro Startup Weekend Health da PB busca investidores

Atualizada em 05/08/2021 às 09:12
Por Redação

Grupo, formado por profissionais e estudantes, criou projeto de uma plataforma voltada à diminuição do tempo de espera no atendimento em unidades de saúde


Um site responsivo (muda a aparência e a disposição com base no tamanho da tela em que é exibido) voltado a diminuir o tempo de espera do pré-atendimento (triagem) em clínicas e hospitais. A ideia, vencedora do primeiro Startup Weekend Health da Paraíba, realizado no último fim semana, em João Pessoa, foi sugerida pela estudante de publicidade Elaine dos Santos Moreira, que contou com o apoio de outros participantes para estruturar o projeto. Agora, eles buscam investidores para lançar a plataforma no mercado.  


“A ideia surgiu de uma experiência que vivi com minha família. Meu irmão precisou ir ao médico e teve que esperar várias horas para passar por uma simples triagem. Foi quando eu percebi que outras pessoas estavam enfrentando algo parecido e precisavam de ajuda para minimizar o prejuízo”, declarou a estudante, complementando que a equipe que criou a plataforma também foi composta pela fisioterapeuta Erika Galiza, o nutricionista Lucas Alves, os desenvolvedores web Danilo Leite e Nicolas Fernando, além da estudante de administração Aryana de Assunção Santiago.


Como funciona a ideia?


"Desenvolvemos uma plataforma digital onde o paciente pode, remotamente, preencher os seus dados cadastrais, informações do convênio e definir pontos importantes de doenças pré-existentes, além dos sintomas que ele sente no momento. Esses itens são enviados, automaticamente, à recepção e à enfermagem. Desse modo, o paciente terá a prioridade de acordo com a classificação de risco e, ao chegar ao hospital, os profissionais irão coletar menos informações, desse modo tornando o processo mais rápido e inteligente", explicou Aryana.


“O evento foi muito positivo. Pudemos entender como é o processo de criação de uma startup e, principalmente, identificar um problema e oferecer uma solução rápida, viável e de baixo custo”, complementou, adiantando que o grupo vencedor já está com algumas reuniões previstas com hospitais que querem instalar a tecnologia.


De acordo com Daniel Pessoa, da comissão organizadora do Startup Weekend Health, o nível dos participantes superou as expectativas. “Observamos que todos tinham um conhecimento muito bom em relação à estruturação dos projetos. Muitos só precisavam de uma lapidação por parte dos mentores do evento, que prestaram a assistência necessária a cada equipe”, disse. “Ficamos muito felizes com o resultado e já pensamos nas próximas edições”, revelou Daniel, que é um dos proprietários do Clubjob Coworking, local que sediou parte do evento. 

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas