Ideias Positivas

Saiba como esses empresários paraibanos estão conseguindo passar pela pandemia sem demitir ninguém

Atualizada em 11/12/2021 às 09:19
Por Redação

Apesar da ascensão da empresa Officina Móveis Planejados, o ano de 2020 veio como desafiador. No mês de março, muitos setores previram o impacto que a crise sanitária teria. Apesar de consolidada, a empresa de Adeilton e Sony teve que se adaptar, tomando medidas que não trouxessem resultados negativos de grande impacto. Nos primeiros meses da pandemia, até junho, as vendas caíram 40%, sinais que deixaram os empresários em alerta.


Para empreender e gerir uma empresa é preciso perseverar e correr riscos. Adeilton e Sony sabem disso e passaram a cobrar das autoridades posicionamento firme em relação aos protocolos de biossegurança. Além disso, ao longo dos dias e dos resultados das reuniões empresariais, foram se adaptando ao “novo normal” corporativo. Buscaram, ainda, todas as ajudas possíveis dos poderes públicos e priorizaram o diálogo com os funcionários para que a empresa pudesse seguir.


“A conversa com a equipe foi um dos pontos essenciais para manter tudo em ordem em meio ao caos”, lembra Sony. O casal propôs para os funcionários mais receosos (em relação ao contágio da doença) a trabalhar de casa e continuar recebendo o salário normalmente. A maioria concordou, mas alguns surpreenderam e se mostraram dispostos a ajudar a empresa, de forma presencial, no momento difícil. “Como sempre somos sinceros com a equipe, muitos disseram que não iriam abandonar a empresa justamente naquele momento, em uma demonstração clara de respeito e companheirismo. Para isso, teríamos que aplicar várias medidas de biossegurança”, explicou a empresária.


Os diretores trataram de fazer as mudanças necessárias no ambiente de trabalho. Os momentos de lazer, como jogar dominó, por exemplo, foram suspensos para evitar aglomerações; o horário do almoço foi dividido e com grupos menores; máscaras foram usadas por todos que fazem parte da empresa; álcool em gel foi disponibilizado pela fábrica; entre outras medidas adotadas. Dessa forma, Adeilton e Sony não só garantiram o funcionamento da empresa, como não precisaram demitir nenhum funcionário.


A perseverança do casal permitiu que, já no mês de agosto, a Officina registrasse o maior recorde de vendas em toda a trajetória da empresa, isso em plena pandemia. Logo depois, em novembro, um novo recorde. “Como as pessoas estavam passando mais tempo em casa, começaram a investir em decoração, mudança dos ambientes, reformas… E isso aumentou a demanda dos pedidos”, destacou Adeilton. “Se tivéssemos desistido ou desanimado de maneira excessiva não chegaríamos aos meses seguintes com a surpresa dos resultados tão positivos”.


QUER VER A HISTÓRIA COMPLETA?


CLIQUE AQUI E CONFIRA A PÁGINA ESPECIAL COM ESTE E OUTROS EXEMPLOS QUE APURAMOS PARA A REPORTAGEM ESPECIAL "RESILIENTES". 

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas