Geral

Turismo: parceria entre Sebrae Paraíba e Vila Sítio São João proporciona visibilidade ao artesanato regional

Publicado em 09/06/2022 às 14:23
Por Redação

Espaço Expo Artesão funcionará até o dia 17 de julho, com destaque para o artesanato e a gastronomia de Campina Grande e mais quatro municípios da região 


Valorizar e proporcionar visibilidade para o artesanato produzido em Campina Grande e outras quatro cidades da região, estimulando a geração de novos negócios durante a realização dos festejos juninos na Rainha da Borborema. Essa é a proposta de uma parceria firmada entre o Sebrae Paraíba e a Vila Sítio São João, que resultou na criação do espaço Expo Artesão para a programação de 2022 do local, que é considerado um dos principais atrativos turísticos de Campina Grande.  


De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Andréa Xavier, o espaço Expo Artesão, que também conta com o apoio da Fecomércio Paraíba, reúne artesãos e associações do segmento das cidades de Campina Grande, Lagoa Seca, Pocinhos, Queimadas e Areia. Até o dia 17 de julho, o artesanato e a gastronomia desses municípios estarão em destaque na programação da Vila Sítio São João, contribuindo para a geração de novos negócios e a valorização da cultura local. 


“Em parceria com a Vila Sítio São João, o Sebrae está, mais uma vez, apoiando a geração de renda para cerca de 40 artesãos, de Campina Grande e da região. Para a instituição, essa parceria aproxima os micro e pequenos negócios dos novos mercados, o que é de fundamental importância para a valorização do artesanato. Além disso, os resultados obtidos a partir deste trabalho se refletem diretamente na economia, além de desenvolver os negócios criativos da região”, explicou a analista, ao destacar que os expositores também participaram de capacitações promovidas pelo Sebrae.  


Um desses expositores é o artesão Taylor Rodrigues, que há mais de dois anos trabalha com pinturas orgânicas e xilogravuras em Campina Grande, especialmente em peças de cerâmica. Segundo ele, participar do Expo Artesão é uma oportunidade de divulgação da sua arte. “Meu objetivo é trazer afetividade e originalidade através das peças. Então, para mim, participar do Expo Artesão é muito importante para a divulgação e a visualização do meu trabalho. Além disso, é mais uma forma de trazer renda e investimento para a minha loja, além de proporcionar crescimento pessoal e profissional”, pontuou Taylor. 


Para conhecer o espaço Expo Artesão, o público interessado pode visitar a Vila Sítio São João, que fica localizada na Avenida Floriano Peixoto, no bairro Dinamérica, de quarta a sexta-feira, no horário das 17h às 21h, e no sábado e domingo, das 11h às 22h. Além do Expo Artesão, o local também conta com apresentações culturais e uma vasta programação durante o período de realização dos festejos juninos em Campina Grande.  


Salão do Artesanato – O Sebrae Paraíba, como forma de estimular e valorizar esse segmento, também está realizando em Campina Grande, em parceria com o Governo do Estado, o 34º Salão do Artesanato Paraibano. Aberto na noite de ontem, o evento reúne 400 expositores e receberá o público até o dia três de julho, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no bairro do Catolé. O horário de funcionamento será das 15h às 22h.  


Sebrae 50+50 - Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país. 


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas