Geral

Outubro Rosa: mês em alusão à prevenção do câncer de mama chega ao fim com alta procura por mamografias, na PB

Publicado em 30/10/2023 às 17:22
Por Redação

O mês de outubro chega ao fim com registro de alta procura pelos exames de mamografia, em virtude da campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Segundo o DataSUS, do Ministério da Saúde, em setembro deste ano, a Paraíba registrou 3.304 exames desse tipo. Em outubro, até a semana passada, a Secretaria de Saúde do Estado havia divulgado a realização de 5.174 mamografias. Na rede privada, o aumento da procura também é notório. 


A diretora-geral de um dos locais de realização dos exames pelo SUS, em João Pessoa, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), Roseane Machado, explicou a importância de conscientizar a população acerca do câncer de mama, principalmente quanto ao diagnóstico precoce, já que há 90% de chance de cura quando a doença é identificada no estágio inicial. “A importância desse movimento, que é em nível mundial, é exatamente conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce”, disse. 


Na rede particular, nas unidades credenciadas pelo plano de saúde Afrafep, por exemplo, o mês de outubro registrou um crescimento de 138% na realização de mamografias, na comparação com os números de setembro deste ano. “A campanha tem uma adesão muito grande em todo o Brasil e isso se reflete na procura”, declarou a presidente da Afrafep, Elaine Carvalho. “Nossa missão, enquanto gestores de saúde, é manter ou aumentar os números durante todo o ano, estimulando as mulheres a sempre se cuidar”, acrescentou.

 

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tumor maligno mais incidente no Brasil. Segundo o site da instituição, em 2023, foram registrados, até o início deste mês, 73.610 casos da doença. A detecção precoce do câncer de mama reduz a extensão e a morbidade do tratamento, gerando melhor qualidade de vida para essas mulheres.


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas