Geral

Consciência ambiental: Incorporadores interrompem obra ao encontrar gatos em canteiro em João Pessoa

Atualizada em 05/04/2022 às 12:10
Por Redação

Bichanos estão sendo recolhidos pelo Centro de Zoonoses, catalogados e cuidados por uma veterinária particular e serão encaminhamos para adoção, após avaliação completa


Uma situação inusitada pegou de surpresa os trabalhadores da obra onde será o Omni, empreendimento que está sendo construído em Manaíra, na cidade de João Pessoa. No momento da limpeza do terreno, para dar início às obras, alguns gatos foram encontrados no local.  “Quando percebemos a presença dos gatos, rapidamente redobramos os cuidados para que não houvesse nenhum perigo para eles. Logo em seguida, interrompemos os trabalhos para evitarmos transtornos aos animais”, contou Laerte Sousa, engenheiro responsável pela obra.


Os bichanos "moradores” do terreno receberam todo o cuidado necessário, dentro da lei. “Quando tivemos conhecimento da situação, procuramos rapidamente construir um diálogo com especialistas, buscando um meio de ajudar os bichinhos. O terreno não é o melhor lugar para os gatos estarem e pode até ser perigoso para eles, que são de responsabilidade da incorporadora por estarem no local onde será construído o prédio”, detalhou Natália Alves, advogada responsável pelo caso.


Todos os cuidados - Além de acionar uma assessoria jurídica para que todos os procedimentos sejam feitos em conformidade com a legislação, a incorporadora realizou todos os trâmites possíveis para resolver a questão: acionou diversas ONGs protetoras dos animais de João Pessoa, contatou o Centro de Zoonoses da Prefeitura de João Pessoa para captura correta dos animais, contratou uma médica veterinária particular para acompanhar os trabalhos e uma PET shop para fornecer alimentos e remédios aos gatos diariamente. "Vamos seguir todas as orientações dos especialistas para alimentar os gatos no horário e da forma adequada.  A atuação do Centro de Zoonoses foi fundamental porque não sabíamos da situação de saúde dos animais e, no local, também continham muitos caramujos, que são danosos à saúde humana”, explicou Laerte.


Segundo a veterinária contratada especificamente para esta ação, Aline Link (CRMV 1573), o terreno não é o local ideal para os gatos permanecerem. "Desde que viemos pela primeira vez, estamos oferecendo alimentação e realizando exames físicos e laboratoriais em todos os gatos encontrados. Eles precisam ser cuidados, tratados, medicados e irão, posteriormente, serem encaminhados para a adoção, detalhou Aline, que é especialista em Emergência e Urgência em Pequenos Animais e acumula a experiência na Alemanha e no Canadá, em animais de pequeno porte.  


A alimentação e a hospedagem temporária ficaram a cargo da equipe da PET Shop Bichinho Amigo, no Bessa, que forneceu alimentação e água fresca, monitoramento da saúde dos animais e inspeção geral. “Assim que fomos contatados, já iniciamos os cuidados com os bichinhos. Junto com a veterinária Aline Link, estamos alimentando os gatos com rações e patezinho”, contou Frankly Medeiros, da equipe do Bichinho Amigo.


Os incorporadores estão custeando todo o tratamento necessário para cada animal e estão viabilizando o preparo dos felinos para adoção. A obra não sofreu prejuízo e segue dentro do prazo estipulado para execução. “Esperamos, desta forma, fazer com que cada animal esteja com saúde garantida, pronto para ganhar um novo lar, cumprindo toda a legislação ambiental vigente, e para além dos cumprimentos legais inerentes aos princípios da Incorporadora, proporcionar a esses animais, a oportunidade de serem adotados e fazerem parte de uma família”, comentou Natália Alves. Segundo o relatório médico veterinário, foram encontrados 11 felinos, aparentemente saudáveis e de diferentes estágios de vida, até o momento. (Com assessoria).

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas