Geral

Diretor Financeiro da Itaipu Binacional, André Pepitone, vai se tornar cidadão pessoense

Publicado em 13/03/2023 às 14:23
Por Redação

Entrega da honraria acontece no dia 15 de março, no Plenário da Câmara de João Pessoa


Cidadão paraibano desde 2021, quando foi agraciado com o Título de Cidadania, e também condecorado com a Medalha Epitácio Pessoa — maior honraria da Assembleia Legislativa da Paraíba —, o diretor financeiro da Itaipu Binacional e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone da Nóbrega, será novamente homenageado, desta vez no município de João Pessoa. A Câmara Municipal aprovou Decreto Legislativo nº 1539 que concede a ele o Título de Cidadão Pessoense. O projeto, de autoria do vereador Bruno Farias, foi aprovado por unanimidade. 

 

A sessão solene de entrega da honraria será realizada no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa no dia 15 de março, a partir das 14h30. Na justificativa da homenagem, Bruno Farias ressaltou o trabalho do homenageado no desenvolvimento de uma matriz energética limpa e sustentável para João Pessoa. “Filho e neto de paraibanos, André contribuiu muito para a expansão do nosso parque industrial, com grande destaque para as usinas solares e eólicas”, disse o vereador. Para o parlamentar, a concessão do Título de Cidadão Pessoense a André Pepitone reforça o compromisso da Câmara Municipal de João Pessoa em reconhecer e valorizar os profissionais que contribuem para o desenvolvimento do município e do país como um todo.



 

Reconhecimento — O deputado estadual de São Paulo Arnaldo Jardim (CIDADANIA) parabenizou a iniciativa de Bruno Farias. Arnaldo, que é presidente das Frentes Parlamentares do Setor Sucroenergético e pela Energia Limpa e Renovável e figura presente em diversos eventos voltados para o setor. “Gostaria de registrar profunda admiração e reconhecimento pelo homem público que é André Pepitone, eminente especialista do setor de energia, referência como diretor de Agências Reguladoras e merecedor dessa honraria”, destacou, em um documento enviado à Camara de João Pessoa.

 

Condecorações — Filho e neto de paraibanos, Pepitone já recebeu Título de cidadão Paraibano, em 2021. Na mesma ocasião, recebeu a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em reconhecimento aos seus serviços prestados. Além disso, ele também foi agraciado com a Comenda da Ordem de Rio Branco, no Grau Comendador, concedida pelo presidente da República, pelos relevantes serviços prestados ao país.

 

No mesmo ano, o Global Council of Sustainability & Marketing e o Fórum das Américas conferiram a Pepitone o título de Personalidade do Ano 2021 em Energia. Ele também recebeu títulos de cidadania em Campina Grande e Santa Luzia e Pombal.

 

Em 2020, ele recebeu o Prêmio 100 Mais Influentes da Energia na categoria “Personalidades Públicas”, concedido pelo Grupo Mídia e pela revista Full Energy, conhecido como o “Oscar da Energia”. E também recebeu a Medalha de Defesa Civil pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo. Em 2019, Pepitone recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré, concedida pelo Comandante da Marinha, bem como o Prêmio ABAR Personalidade Física, honraria máxima conferida pela Associação Brasileira de Agências de Regulação, em reconhecimento à sua importância no cenário regulatório brasileiro. Em 2018, Pepitone recebeu o Prêmio 100 Mais Influentes da Energia na categoria “Personalidades Públicas”.

 

Carreira — André Pepitone é engenheiro civil pela Universidade de Brasília — UnB, especialista em Ciências Geotécnicas, também pela UnB, e possui MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington, nos Estados Unidos. Entre agosto de 2018 e maio de 2022, exerceu o cargo de diretor-Geral da ANEEL, agência reguladora do Setor Elétrico. Foi diretor da ANEEL por dois mandatos consecutivos de quatro anos, entre agosto de 2010 a agosto de 2014 e entre agosto de 2014 a agosto de 2018.

 

É membro efetivo do conselho diretivo da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia – ARIAE, entidade que reúne 27 Agências reguladoras de 20 países da Ibero-América. Exerceu a presidência da ARIAE entre 2018 e 2022 e a vice Presidência entre 2015 e 2018. Entre outubro de 2020 e maio de 2022 foi vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR. Seus principais interesses de pesquisa incluem políticas energéticas para energias renováveis, inovação e redes inteligentes, caminhos de modelagem em direção a sistemas energéticos sustentáveis e liberalização dos mercados de energia.

 

Pepitone também possui vasta experiência em participação em eventos e palestras internacionais sobre o setor de energia e tecnologias sustentáveis. A lista de eventos inclui participação em conferências e reuniões em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Com amplo conhecimento sobre os aspectos regulatórios, políticas de descarbonização, inovações no setor elétrico e mobilidade elétrica e experiência em eficiência energética, redes inteligentes e tecnologias sustentáveis, suas participações em eventos internacionais demonstram sua relevância e destaque no setor de energia.

 

A entrega do Título de Cidadão Pessoense se dará de forma híbrida com transmissão nos canais oficiais de comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa: TV Câmara (canal aberto 6.2 e Net 23); Rádio Câmara FM 88.7; Youtube (tvcamarajp) e Portal da CMJP (www.joaopessoa.pb.leg.br)


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas