Especial

Informação e planejamento são essenciais para abrir o próprio negócio

Atualizada em 21/08/2021 às 08:56
Por Redação

Sebrae Paraíba oferta capacitações e orientação empresarial para ajudar empreendedores. Abertura de empresas é feita online.


Antes de abrir o próprio negócio, o empreendedor tem uma série de fatores para avaliar, desde a busca de informações acerca do tipo de oportunidade até a documentação exigida para a atividade desejada. Para saber como dar início a uma empresa, o Sebrae Paraíba disponibiliza cursos, capacitações e orientações empresariais. Além disso, o passo a passo para abrir um negócio na Paraíba pode ser encontrado no seguinte link: clique aqui


A analista técnica do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, explicou que, inicialmente, é importante buscar informações sobre o tipo de negócio que se pretende abrir, além de ter identificação com a atividade que vai exercer. “Quanto mais afinidade a pessoa tiver, mais motivação ela terá para continuar. Também é importante saber se o negócio é viável ou não, para que ela possa se sustentar no longo prazo”, frisou, acrescentando que, após essas definições, chega a fase do planejamento.


Desenvolver um plano de negócios inclui a análise de potenciais fornecedores, localização, estrutura do negócio e condições financeiras, entre outros itens. “Também vale a pena pensar se vai abrir sozinho ou com sócio. A escolha precisa ser bem feita, assim como a do time de colaboradores”, frisou a analista. Para o planejamento, o Sebrae disponibiliza cursos específicos, que ajudam o empresário neste momento. “No momento de ideação, é bom fazer cursos como modelagem de negócios ou até mesmo design thinking. Os cursos são presenciais ou EAD”, disse.


Em relação ao processo de abertura de uma empresa, a Paraíba já o faz de forma online por meio da Redesim PB, um sistema de integração dos órgãos licenciadores. “Cada atividade tem seus próprios requisitos e o site da Redesim PB já informa toda a documentação necessária para cada um. Além disso, com a lei da liberdade econômica, houve uma simplificação desse processo”, afirmou Bera Wilson. O portal da Redesim PB é: http://www.redesim.pb.gov.br/.


Novidade - O Ministério da Economia deverá lançar, nas próximas semanas, uma plataforma que está sendo chamada de “Empresômetro”. A ideia é divulgar, todo mês, um boletim com a quantidade de empresas que foram abertas, fechadas e o tempo que demorou para serem criadas, da mesma forma que se faz com a geração de emprego formal.

Redação com Assessoria

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas