Especial

Conheça iniciativas que trabalham pelo desenvolvimento responsável do meio social e ambiental

Atualizada em 31/08/2022 às 08:27
Por Redação

A quantidade de pessoas que se importam, buscam se informar e fazer algo por um mundo mais sustentável tem aumentado. Segundo o Instituto Nielsen, que realizou pesquisa sobre o assunto em 2019, 42% dos brasileiros estavam transformando seus hábitos de consumo para diminuir o impacto no meio ambiente. E, bem antes disso, ainda em 2013, o site “Pensamento Verde” já indicava que 70% dos brasileiros estavam, cada vez mais, propensos a pagar mais para adquirir produtos sustentáveis. 

Em virtude desse novo comportamento, que corrobora com a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas, o número de empreendedores e empresários que investem ou se interessam pelo assunto também tem crescido. De acordo com o Centro de Sustentabilidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quase 90% dos empresários e empreendedores brasileiros concordam com o papel relevante dos pequenos negócios no desenvolvimento sustentável, especialmente nas economias locais. 

A instituição dá algumas dicas de como atender a essa demanda: reutilizar papel no escritório; separar o lixo reciclável do não reciclável; utilizar copos e canudos de papel; lembrar de desligar os aparelhos que não estão em uso; criar programas e projetos ligados às causas ambientais; entre outras. Isso sem falar que é possível investir na comercialização mais direta de produtos e serviços ligados ao bem estar e à qualidade de vida. O próprio Sebrae tem um espaço chamado “Ideias de Negócios”, que conta com um banco de informações sobre como montar um negócio com esse objetivo. 

Nesta reportagem especial, você vai conhecer exemplos de empresários e empreendedores que trabalham pelo desenvolvimento responsável do meio social e ambiental. E entender como o Poder Público participa dessas iniciativas, assim como conhecer práticas da saúde suplementar, que também estão relacionadas a essa visão de futuro sustentável, que exige que mais e mais sementes sejam plantadas com esse fim, desde já. Ações que se baseiam em três pilares: social, ambiental e econômico.


Clique e confira a nossa Reportagem Especial sobre o assunto!



Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas