Empreendedorismo

Pesquisa: 88% dos empreendedores da PB pretendem fazer investimentos nos negócios em 2022

Publicado em 19/01/2022 às 14:38
Por Redação

Levantamento, realizado em parceria com a FGV, aponta que a maioria dos entrevistados pretende investir na divulgação da empresa 


Superar as dificuldades econômicas e sociais enfrentadas em 2021 e começar o novo ano de 2022 planejando o futuro, com foco em inovação, capacitação e criatividade. É o que pretende a maior parte dos empreendedores de pequenos negócios da Paraíba, de acordo com os dados da 13ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, elaborada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).  


Segundo os números da pesquisa, que entrevistou 81 empresários paraibanos, entre microempreendedores individuais (MEI), donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), 88% deles afirmaram que pretendem realizar algum tipo de investimento em seus negócios durante o ano, contra 11% que não planejam nenhuma ação específica para 2022.  


Ainda conforme os dados, entre os empreendedores que planejam investir nos negócios em 2022, a maioria dos entrevistados, 20%, elegeu a divulgação da empresa como a prioridade para os próximos meses. Em seguida, 18% afirmaram que pretendem modernizar o negócio, através de novos produtos e processos, enquanto 17% esperam ampliar o seu portfólio de produtos e serviços.  


Já para 11% dos entrevistados na Paraíba, a prioridade de investimento será na ampliação da capacidade de produção e atendimento, seguidos por 10% que desejam investir na própria capacitação, 7% que esperam reformar o estabelecimento onde funcionam e por 5% que planejam investir na capacitação de funcionários.  


De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, as expectativas dos empresários para 2022 estão relacionadas com o cenário que foi verificado no ano passado.  “Em 2021, os pequenos negócios buscaram se recuperar dos impactos negativos sofridos desde o início da pandemia, no ano anterior. Pudemos ver 2021 como um ano de adaptação para a nova realidade, ou seja, um momento em que as empresas tiveram de investir na capacitação de seus colaboradores, modificar drasticamente sua estrutura interna e adaptar produtos e serviços para as medidas e restrições”, explicou Ivani Costa.   


Diante desse cenário que predominou em 2021, e do desejo dos empreendedores de investir mais em 2022, a gerente também destacou quais devem ser as prioridades das empresas. “2022 precisa ser um ano de retomada, visto que as projeções são bem positivas e que os empreendedores estão mais preparados. Os pequenos negócios deverão optar por soluções ágeis, com geração de impacto na sustentabilidade, competitividade e na remodelagem de negócios, com foco no novo ambiente físico e digital, fortalecendo e agregando valor às necessidades detectadas do cliente”, acrescentou a gerente. (Com assessoria).

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