Empreendedorismo

Pequenos negócios foram responsáveis por 83,9% dos empregos gerados na PB em 2021

Publicado em 08/02/2022 às 16:16
Por Redação

Levantamento, realizado pelo Sebrae, também indica que o setor de serviços foi o principal responsável pela criação de novas vagas no ano passado  


Apesar de todos os desafios econômicos e sociais enfrentados pelos empreendedores brasileiros em 2021, os pequenos negócios da Paraíba conseguiram encerrar o ano passado reafirmando a sua importância para o reaquecimento do mercado de trabalho. É o que demonstra levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com os números, os pequenos negócios foram responsáveis diretos por 83,9% dos empregos gerados no estado entre janeiro e dezembro do ano passado.  


Isso significa dizer que, considerando o saldo positivo de 32.970 postos de trabalho criados na Paraíba em 2021, 27.682 foram gerados pelas micro e pequenas empresas do estado. Por sua vez, as médias e grandes empresas encerraram o ano com saldo positivo de 4.779 vagas de emprego. Já a administração pública concluiu 2021 apresentando saldo negativo de 62 vagas.  


Ao analisar os dados por setor, o levantamento do Sebrae também revelou que, em 2021, os pequenos negócios dos serviços lideraram a criação de novos postos de trabalho na Paraíba, com saldo positivo de 11.669 vagas. Em seguida, aparecem o comércio, com saldo de 7.890 postos de trabalho; a construção civil, com 4.185 vagas; e a indústria de transformação, com saldo positivo de 2.979 empregos.  


Por sua vez, os pequenos negócios agropecuários encerraram 2021 com saldo positivo de 848 vagas no estado, seguidos pela indústria extrativa mineral, cujo saldo foi de 105 postos de trabalho, e pelos serviços industriais de utilidade pública (SIUP), que chegaram ao final do ano passado com saldo positivo de apenas seis vagas na Paraíba.  


Reação - Ainda avaliando o mercado de trabalho, o levantamento realizado pelo Sebrae também indica uma melhoria de cenário na Paraíba entre 2020 e 2021. Conforme os dados, em 2020 as micro e pequenas empresas encerraram o ano com saldo positivo de 4.453 vagas, número que passou a ser de 27.682 no final de 2021. Já as médias e grandes empresas fecharam 2020 com saldo negativo de 1.912 postos de trabalho, melhorando seu desempenho no ano passado, com um saldo positivo de 4.779 vagas de emprego.  


Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os números do Caged demonstram a criatividade e a capacidade de reinvenção dos pequenos negócios, que souberam se adaptar aos diversos cenários provocados pela pandemia do coronavírus ao longo do ano.   


“Com um volume expressivo nos números, tanto nas formalizações quanto nas contratações, as micro e pequenas empresas têm enxergado novas oportunidades de negócio e também de crescimento com os altos e baixos trazidos pela pandemia. Além disso, os pequenos negócios conhecem de perto as necessidades de seus clientes e possuem uma capacidade impressionante de se reinventar, com muita criatividade. Outro aspecto está relacionado com as cadeias de valor das grandes empresas, que estão sofrendo mudanças e gerando até parcerias com os pequenos, impactando também no surgimento de novas vagas”, explicou a gerente. (Com assessoria).

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas