Empreendedorismo

Mercado imobiliário: Financiamento de imóveis cresce em 51,27% na PB

Publicado em 18/08/2023 às 14:42
Por Redação

Litoral Norte, Santa Rita e Solânea se destacam como pólos de valorização imobiliária na Paraíba


O mercado imobiliário da Paraíba está experimentando um notável período de valorização, destacando-se em meio a uma tendência nacional de queda, revelam dados fornecidos pela Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O financiamento de imóveis na Paraíba, através das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), teve um crescimento expressivo de 51,27% em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2022.


Este desempenho positivo ganha ainda mais destaque quando comparado com a média brasileira, que sofreu uma retração de 41,8% no financiamento de imóveis, totalizando 41,7 mil unidades. O mercado imobiliário paraibano também se destacou no financiamento de unidades habitacionais, registrando um aumento de 52,47% em relação a abril de 2023, enquanto o crescimento nacional foi bastante modesto, com apenas 0,4% de aumento.







Nos primeiros cinco meses do ano, a Paraíba financiou um total de 2.943 imóveis com recursos da poupança SBPE, representando um crescimento de 16,55% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento contínuo foi evidente ao longo dos meses, exceto por fevereiro, onde houve um ligeiro declínio no número de imóveis financiados em comparação com o ano anterior. No entanto, o mês de maio se destacou, liderando em termos de quantidade de imóveis financiados.


O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Wagner Breckenfeld, atribui esse crescimento à contínua evolução da Paraíba, especialmente na Região Metropolitana de João Pessoa. Ele aponta para a qualidade dos empreendimentos lançados e a qualidade de vida nas cidades como fatores atrativos. Além disso, o aumento populacional, evidenciado pelo Censo, está gerando uma demanda crescente por imóveis na região.


Destaque para a valorização no Litoral Norte, Santa Rita e Solânea

Diversas regiões da Paraíba estão testemunhando um crescimento expressivo no mercado imobiliário, com uma demanda crescente por imóveis, impulsionando seu crescimento.


O Litoral Norte, conhecido por suas praias paradisíacas e cenários deslumbrantes, está se transformando em um pólo de valorização imobiliária. Cidades como Cabedelo e Lucena estão testemunhando um aumento na busca por imóveis, tanto para residência quanto para investimento. A proximidade das praias e o desenvolvimento da infraestrutura estão atraindo compradores que buscam um estilo de vida à beira-mar.


Projetos como o Beach Plaza, da Sólida Imóveis, estão contribuindo para essa valorização, oferecendo opções modernas e confortáveis para quem deseja viver próximo à praia e à natureza. Essa oportunidade de adquirir propriedades em locais privilegiados atrai tanto moradores locais em busca de um refúgio à beira-mar quanto investidores que enxergam o potencial de valorização a longo prazo.


A cidade de Santa Rita, em expansão e próxima à capital João Pessoa, também está em destaque no mercado imobiliário. O crescimento urbano e o desenvolvimento de infraestrutura chamam a atenção de compradores em busca de conveniência e oportunidades. Com uma combinação equilibrada entre vida urbana e comodidades modernas, atraindo famílias que desejam um ambiente tranquilo sem abrir mão das facilidades da cidade. O Eco Park Condominium & Resort oferece acesso conveniente à BR 230 e fica a 10 minutos do centro da capital paraibana.


Solânea, localizada no interior do estado, também está emergindo como um destino de qualidade de vida excepcional. Com um clima ameno, belezas naturais e um ambiente acolhedor, a cidade tem conquistado compradores em busca de uma vida tranquila em contato com a natureza. A demanda crescente por imóveis na região está impulsionando o desenvolvimento de projetos como o Country Plaza, também da Sólida Imóveis, que oferece a oportunidade de desfrutar da beleza natural da região sem abrir mão de conforto e comodidades modernas.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas