Empreendedorismo

Geração de negócios: Paraíba contabiliza mais de 7,9 mil novos registros de MEI no primeiro bimestre de 2022

Publicado em 18/03/2022 às 09:37
Por Redação

Levantamento, realizado pelo Sebrae, também aponta o comércio de vestuário e acessórios como a atividade mais procurada no estado 


Criada há mais de 10 anos com o objetivo de incentivar a formalização de profissionais autônomos, a categoria do microempreendedor individual (MEI) segue contribuindo decisivamente para a inserção de novos empresários no mundo dos negócios. Apenas na Paraíba, conforme levantamento realizado pelo Sebrae, 7.973 novos registros de MEI foram contabilizados no primeiro bimestre de 2022. 


Ainda conforme os números, a maior parte desses novos registros foi verificada na capital, João Pessoa, que teve um incremento de 3.011 microempreendedores individuais nos dois primeiros meses de 2022. Em seguida, de acordo com o levantamento do Sebrae Paraíba, aparecem as cidades de Campina Grande e Patos, que registraram, respectivamente, a abertura de 1.159 e 490 novos MEIs em janeiro e fevereiro deste ano.  


Por sua vez, o município de Santa Rita contabilizou, no mesmo período, 348 novos registros de microempreendedor individual, seguido pela cidade de Bayeux, que teve um incremento de 248 formalizações. Juntos, de acordo com o Sebrae Paraíba, esses cinco municípios foram responsáveis por 65,9% dos novos registros de MEI abertos no estado durante o primeiro bimestre do ano.  


Realizado a partir de dados da Receita Federal, o levantamento do Sebrae Paraíba também identificou que a atividade de comércio varejista do vestuário e acessórios foi a mais procurada pelos novos MEIs da Paraíba, contabilizando 474 novos registros no estado no primeiro bimestre do ano.  


Em seguida, aparecem as atividades de cabeleireiro, manicure e pedicure, com 345 registros; comércio varejista de bebidas, que teve um incremento de 301 MEIs; promoção de vendas, com 263 formalizações; minimercados, que somaram 258 novos negócios; e as atividades de ensino, que encerraram o primeiro bimestre com 239 novos registros na Paraíba.  


De acordo com a analista técnica do Sebrae, Germana Espínola, os números refletem, entre outros aspectos, os benefícios e as facilidades proporcionadas pela categoria. “O MEI é um modelo empresarial simplificado, que foi criado em 2009 para retirar da informalidade os profissionais autônomos. A grande vantagem de se tornar um microempreendedor individual é ter um CNPJ, cuja formalização é simplificada e gratuita, realizada através da internet, no site https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor”, explicou Espínola.   


Ainda conforme a analista, os empreendedores formalizados na categoria possuem uma série de vantagens. “O MEI vai pagar, todo dia 20 de cada mês, um tributo único, com valor fixo mensal, e com isso pode ter acesso a serviços financeiros, emitir nota fiscal, participar de licitações e ter mais poder de negociação junto aos fornecedores. Com a formalização, o MEI também passa a ter benefícios previdenciários, desde que a contribuição mensal seja paga em dia e que se tenha um número mínimo de contribuições, que são as carências exigidas para a categoria”, acrescentou Germana Espínola.  


Atendimento e orientação – Para quem já é ou deseja se tornar um microempreendedor individual, o Sebrae Paraíba oferece uma série de serviços e capacitações, que auxiliam desde a formalização do negócio até a formação do empreendedor em temas como marketing e finanças. Para conhecer os serviços e soluções, os interessados podem entrar em contato com a instituição por meio do 0800 570 0800 (Central de Relacionamento e WhatsApp). (Com assessoria). 

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas