Empreendedorismo

Empreendedora transforma sonho em negócios de sucesso no Cariri paraibano

Atualizada em 11/12/2021 às 09:23
Por Redação

Empresas funcionam em Sumé e geram mais de 20 empregos diretos no município


A paraibana Rosilda Maria de Lima ainda era adolescente quando, sem que ela percebesse, a habilidade para o mundo dos negócios passou a fazer parte da sua vida. Administrando com a família quatro empresas fundadas no município de Sumé, no Cariri do estado, a empreendedora atendida pelo Sebrae Paraíba atualmente gera 25 empregos diretos na cidade, transformando não só a sua história, como também contribuindo para o crescimento de outros negócios da região.   


De acordo com Rosilda, o seu primeiro contato com o empreendedorismo ocorreu no período da adolescência, quando ela vendia livros aos colegas para conseguir comprar os seus. A decisão, segundo ela, despertou o seu interesse pelas vendas e o fascínio pelo mundo do empreendedorismo. Anos depois, a empresária abriu o seu primeiro negócio, uma panificadora.


“Como boa caririzeira e nordestina, sempre tive muitos sonhos. Abri minha primeira empresa em 2004, uma panificadora, e na continuidade veio a loja de roupas infantis. Em seguida, junto com o meu esposo, ousamos mais e abrimos uma fábrica de bolachas. Depois, em 2018, tivemos a oportunidade de inaugurar nosso primeiro restaurante, algo novo, mas que me encheu de alegria e esperança de gerar mais renda e empregabilidade em minha cidade”, recordou.

Ao longo dessa trajetória de expansão, a empresária tem contado com o apoio do Sebrae Paraíba, através de capacitações e consultorias.


“O Sebrae sempre esteve junto do nosso sonho, ajudando em nosso crescimento. Fiz o Empretec em 2016, que virou a chave para milhões de possibilidades. O nosso crescimento era aparente, porém as dificuldades eram grandes. Apesar disso, esse desafio nos fortaleceu e eu consegui, com o apoio do Sebrae e da CDL, trabalhar com o melhoramento do comércio, inclusive levando o apoio da minha empresa para outros empreendedores da cidade. O Sebrae mudou a minha realidade, me mostrando que eu posso ir além e que juntos podemos mudar não só o rumo das minhas empresas, mas de tantas outras do meu Cariri”, pontuou.

Ainda falando sobre a sua relação com o empreendedorismo, Rosilda Lima comentou que a pandemia do coronavírus será um marco em sua história, pois trouxe um grande desafio para os negócios.


“Eu confesso que não conseguia ver uma saída. Me apavorei, por mim e por meus funcionários, pois naquele momento o que prevalecia era uma total incerteza. Com o passar dos dias, entre tantos apoios, fui direcionada para uma consultoria do Sebrae que mudou tudo, alavancando as minhas empresas. Foi através dessa consultoria que conseguimos introduzir ideias e estratégias que contribuíram para o sucesso em meio a pandemia”, explicou Rosilda, ao comemorar que a consultoria do Sebrae também aproximou ainda mais os seus filhos da gestão dos negócios.

Ao comentar a trajetória da empreendedora, a gerente regional do Sebrae Paraíba, Madalena Arruda, enfatizou a importância da capacitação para quem já possui ou deseja abrir o próprio negócio.


“O exemplo de Rosilda é o de uma empresa que foi impulsionada pelo conhecimento. Os nossos empreendedores precisam ter consciência de que capacitações e consultorias não são um gasto para as empresas, mas um investimento que irá desenvolver e preparar os empresários para se tornarem cada vez mais inovadores e competitivos, fazendo com que a empresa alcance os seus objetivos”, declarou.

Texto com informações da assessoria
Foto destaque: divulgação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas