Empreendedorismo

Consultor sai às ruas para prestar serviços gratuitos a empreendedores informais de JP

Atualizada em 30/12/2021 às 07:42
Por Redação

Iniciativa, que repassa conhecimento de gestão e educação financeira, também é direcionada aos MEIs e àqueles que produzem em casa


Um consultor empresarial de João Pessoa decidiu auxiliar empreendedores formais e informais que trabalham nas ruas (ou produzem em casa) e possuem pouco conhecimento de gestão ou educação financeira. Marcos Oliveira (@mzconsultoriamz) tem visitado diversos pontos de venda, na capital paraibana, e repassado um conhecimento valioso para aqueles que empreendem. Muitos, inclusive, começaram a atuar informalmente em virtude do desemprego ou outras consequências provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Depois das dicas e orientações do consultor, muitos empreendedores passam a ver os seus negócios com uma perspectiva mais profissional e isso reflete nas vendas.


De acordo com o Sebrae, houve um aumento significativo do número de Microempreendedores Individuais (MEIs) durante esse ano de crise. São 28.982 novos MEIs na Paraíba, sendo mil cadastros a mais em comparação ao mesmo período do ano passado. Percebendo este cenário e a falta de conhecimento adequado por parte dos empreendedores, Marcos teve a ideia de ajudá-los de forma gratuita. Tanto os MEIs como os que continuam na informalidade. Em muitos casos, as aulas acontecem na rua mesmo, com o auxílio de um quadro e uma caneta levados pelo consultor.



“Durante a pandemia, comecei a observar o surgimento de diversos novos empreendedores nas ruas de João Pessoa. Muitos eram empregados, mas que passaram a trilhar carreira solo num mercado cheio de incertezas. Voluntariamente, coloquei-me à prova e comecei a doar meus conhecimentos e habilidades, fazendo o que desejaria que fosse feito comigo quando iniciei minha jornada em 2001”, disse Marcos, que é proprietário de uma empresa de consultoria, a Mz Consultoria e Treinamentos em Gestão.  


“Tenho feito isso com empreendedores de rua e com alguns que trabalham dentro de casa, produzindo bolos, roupas, doces, sanduíches etc. Aproveito para alertar os que não são formalizados a fazerem isso. Explico sobre as vantagens de tornarem-se MEIs, mantendo suas contribuições sociais, garantindo aposentadoria e seguros” ressaltou.


Os serviços da consultoria abrangem todas as etapas para que o futuro empreendedor possa dar continuidade ao trabalho mais preparado. Entre elas: identificação do perfil profissional, comportamento profissional no atendimento ao cliente, imagem pessoal do novo empreendedor, melhoria nos equipamentos e fardamentos, aulas de empreendedorismo, gestão Financeira, fluxo de caixa, cálculo de salário, controle de despesas e receitas, importância das mídias sociais e network etc.


“Focamos, principalmente, naqueles que não têm condições de pagar por uma consultoria ou treinamento, mas que precisam desse conhecimento. Sei que muitos empresários começaram na rua, empreendendo com criatividade, chegando ao topo no mundo dos negócios. Quero colaborar com a trajetória dessas pessoas que podem ser os novos empresários do amanhã”, finalizou Marcos Oliveira.


Texto: Richelle Bezerra e Isabelle Vasconcelos

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas