Empreendedorismo

Conheça as jovens arquitetas paraibanas que já contam com projetos de destaque no Brasil e no exterior

Publicado em 06/10/2021 às 09:30
Por Redação

Lara Costa e Vivianne Fechine, da LV Arquitetura, se inspiram na arquitetura contemporânea e urbana para surpreender e encantar os clientes


As jovens arquitetas paraibanas Lara Costa e Vivianne Fechine transformaram a amizade de 15 anos em negócio e, juntas, abriram as portas da LV Arquitetura, em João Pessoa. As duas se conheceram por meio do esporte em 2006, época em que fizeram parte da Seleção Paraibana de Nado Sincronizado. De jovens talentosas a profissionais competentes, inovação e autenticidade, as arquitetas vêm se destacando no mercado e já contam com projetos no Brasil e no exterior, há poucos meses de abertura do escritório. 

 

A criatividade já começa pelo espaço físico da LV. O layout e a ambientação dos espaços de trabalho refletem o bom gosto e o estilo das profissionais. Para projetar o escritório, elas prezaram por um ambiente aconchegante, estiloso e marcante capaz de traduzir a essência da LV. “A maior inspiração foi a nossa própria personalidade e tudo que a LV representa. Combinamos as cores que estão presentes na nossa identidade visual - o verde, o branco e o preto – com o azul, que é uma cor que gostamos muito. São tonalidades que estão sempre presentes no nosso dia a dia e nos transmite aconchego”, detalha Lara.

              

Arquitetura e arte - Um dos destaques do local é a composição de ambientes com a arte street. “Nós admiramos muito a arte e acreditamos que, ao uni-la com a arquitetura, trazemos ainda mais autenticidade e originalidade. Em cada intervenção, há uma história que faz dela única, inspiradora e especial e é dessa forma que encaramos a nossa trajetória”, acredita Lara. O corredor que dá acesso às salas e o banheiro foram os espaços transformados pelo artista potiguar Lucas Azevedo. “A nossa ideia foi proporcionar uma sensação de fluidez, em que linhas e curvas unissem os ambientes. Já para o banheiro, nos inspiramos na cabeça de uma mulher criativa de onde saem várias ideias, o que nos representa muito, pois estamos sempre em processo de criação e aprendizagem”, acrescenta.

 

Para Lara, a arquitetura é pura criatividade alinhada à funcionalidade dos espaços. “Precisamos diariamente de doses de criatividade e cada uma tem a sua maneira de se inspirar. Com isso, aprendemos a ser destemidas e inovadoras para projetar espaços originais que saiam da obviedade. Há diversas formas de viver esse processo e a arte nos desperta isso”, diz. 

 

Identidade própria - Segundo Vivianne Fechine, a “pegada” contemporânea urbana é a marca da LV Arquitetura, que trabalha projetos de diferentes escalas, de apartamentos compactos a clínicas, lojas e grandes casas. “O estilo contemporâneo traz como característica materiais de referência industrial e linhas arrojadas que se comunicam com elementos da arquitetura modernista. O resultado são fachadas mais clean, elegantes, funcionais e acolhedoras”, diz a arquiteta. 

 

De acordo ela, é essencial trazer a personalidade dos clientes para os projetos. “Para isso, nós fazemos uma análise minuciosa nas primeiras reuniões para conhecer as vontades, preferências e entender as expectativas. Em seguida, começamos a desenvolver os projetos levando em consideração todas as particularidades pontuadas pelo cliente”, conta a arquiteta. A profissional revela que a inspiração está em todos os lugares. “A principal ferramenta é o perceber. Olhar ao seu redor e estar sempre atenta aos elementos que nos cercam é muito importante. Outro fator que nos impulsiona muito é viajar, pois nos conecta com outras culturas, lugares e vivências”, explica Vivianne.   

 

Cada concepção é única e tem suas singularidades. “Projetar envolve inúmeros sonhos - nossos e de cada cliente - que na maioria das vezes ainda não conhecemos profundamente. Com o passar do tempo, tudo vai tomando forma, o contato vai se estreitando e passamos a conhecer e entender as particularidades, os medos e as expectativas. O sonho do nosso cliente se torna também o nosso sonho”, afirma Lara.

 

O escritório da LV Arquitetura fica localizado na Av. Olinda, 598/Sl 305, no Empresárial Mapocenter, em Manaíra. Para acompanhar as novidades, o instagram é o @lvarquitetura_ . Para orçamentos e mais informações, o e-mail é o contatolvarq@gmail.com. (Com assessoria).


Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas