Destaques

Turismo: Sebrae articula ações para apoiar a retomada do setor na Paraíba

Publicado em 23/07/2021 às 14:27
Por Redação

Gestora da instituição destaca a importância da economia criativa e da governança ativa para o setor  


Contribuir com o processo de retomada das atividades do setor de turismo na Paraíba, incentivando novas oportunidades de negócios e a geração de emprego e renda. Esse é o objetivo do Sebrae, que desde o início do ano está promovendo uma série de encontros com empreendedores, gestores públicos e instituições ligadas ao setor de turismo e eventos, com o propósito de apoiar o planejamento e a execução de ações que reaqueçam o mercado paraibano.  


De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, já foram realizados, nas últimas semanas, encontros virtuais com empresários e representantes de instituições públicas e privadas de nove municípios. São eles: Água Branca, Maturéia, Princesa Isabel, Pombal, São Bento, São Mamede, Santa Luzia, Mataraca e Baía da Traição. Já na próxima sexta-feira (23), o décimo encontro será realizado com empresários de Jacaraú.  


“Os encontros on-line sobre turismo contribuem para ouvir o cliente do Sebrae e melhor direcionar as ações, de acordo com as estratégias da Governança Ativa para o Novo Cenário de Turismo e Eventos da Paraíba. São empresas que estão inseridas no produto turístico de cada território, como meio de hospedagem, alimentação fora do lar e receptivo, além da produção associada ao turismo, que compreende os artesãos, empreendedores culturais e produtores rurais”, explicou.  


Ainda conforme a gestora, as ações que estão sendo discutidas e implementadas são uma forma de colaborar com a retomada planejada e estruturada do setor de turismo, sendo necessários, para o sucesso desse trabalho, o engajamento e a dedicação de todos os envolvidos na cadeia produtiva do turismo e da economia criativa.  


“A cultura e os negócios da economia criativa geram diferencial e experiências no turismo. É o intangível que agrega valor aos produtos e serviços turísticos, por isso é tão importante a integração e a inserção do artesanato, das danças, grupos de teatro, artistas plásticos e músicos nas rotas e roteiros turísticos. É essa visão do turismo criativo e colaborativo que o Sebrae traz para o novo cenário do turismo da Paraíba”, pontuou.  


Rotas e roteiros – Entre os temas que estão sendo discutidos com os municípios durante os encontros virtuais, estão as vocações turísticas de cada região. Com as cidades do Litoral Norte e do Vale do Mamanguape, por exemplo, os focos trabalhados são o ecoturismo, o turismo de natureza, o cicloturismo e o turismo rural.  


Já no Vale dos Sertões, estão sendo concluídos os processos de elaboração de duas rotas turísticas: a Rota de Ciclismo e a Rota Gastronômica Vale dos Sertões, valorizando o potencial da região para o turismo de aventura. “A Governança Ativa do Turismo faz com que todas as regiões tenham a visão total do turismo na Paraíba. A expectativa é que o turista que chega na Paraíba pelo Brejo, por exemplo, seja promotor do turismo no Litoral, no Cariri, no Vale dos Sertões e assim por diante”, concluiu Regina Amorim. (Com assessoria).

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas