Dicas e Capacitação

Trilhas Sabor Empreendedor: projeto oferece capacitação gerencial gratuita na área de alimentos

Atualizada em 14/01/2022 às 09:32
Por Redação

Iniciativa, feita em parceria com Senai e Instituto LafargeHolcim, já está com as inscrições abertas para interessados das cidades de Caaporã e Pitimbu


O Sebrae Paraíba, em parceria com o Instituto LafargeHolcim, responsável por administrar o investimento social da companhia, e o Senai, vai lançar, no próximo dia 26, o projeto Trilhas Sabor Empreendedor. Os moradores das cidades de Caaporã e Pitimbu, no litoral sul da Paraíba, terão a oportunidade de começar 2022 se profissionalizando na área de alimentos e gestão. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade, em Caaporã, ou por meio do telefone (83) 3286-1079, que também é WhatsApp.


Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos que morem em Caaporã ou Pitimbu. Ao todo, serão oferecidas 64 vagas para cursos que envolvem quatro trilhas: Lancheteria (16 vagas), com 60 horas de carga horária; Cozinha saudável (16 vagas), com 40 horas de carga horária; Bares e restaurantes (16 vagas), com 40 horas de carga horária; e Confeitaria (16 vagas), também com 40 h/a.


As aulas estão previstas para iniciar no dia 31 deste mês. Os cursos envolvem atividades teóricas e práticas e serão realizados em laboratórios específicos no Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade, o Senai de Caaporã. Ao Sebrae, caberá a oferta de capacitação gerencial com carga horária de 20h, com o objetivo de preparar os participantes para empreender, possibilitando a abertura de novos negócios e garantindo, assim, a geração de renda ou um complemento financeiro.


Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Niviane Gomes, a iniciativa é de fundamental importância porque auxiliará no fomento ao empreendedorismo local. “O Sebrae, enquanto parceiro do programa, visa apoiar a formação de empreendedores, contribuindo, dessa forma, com a geração de emprego e renda. Além disso, o projeto tem importante aspecto social, que também se configura como elemento relevante para a melhoria do ambiente de negócios e da sociedade como um todo”, enfatizou.


“O projeto Trilhas Sabor Empreendedor vai oferecer uma excelente oportunidade para quem deseja abrir seu próprio negócio e atuar no ramo de alimentos. Esperamos beneficiar pessoas que no momento encontram-se desempregadas ou que precisam de uma atividade para complementar sua renda. Essa iniciativa está alinhada com a missão do Instituto LafargeHolcim de apoiar as comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dessa ação, buscamos estimular o empreendedorismo e aumentar a geração de renda na região”, explicou Tatiana Brasil Nogueira, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da LafargeHolcim.


Fácil aprendizagem – Segundo Kleber Macena, coordenador do Senai, os cursos possuem conteúdos programáticos bem específicos e de fácil aprendizagem, além da infraestrutura adequada do laboratório de alimentos. Em breve, conforme previsto na parceria do projeto, o Senai irá oferecer cursos de capacitação gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, que serão divulgados posteriormente.

 

“Ficamos muito lisonjeados com a parceria junto a empresa LafageHolcim, uma vez que projetos como este só tem a agregar ao desenvolvimento daqueles que mais precisam de uma oportunidade de qualificação profissional, bem como a inserção no mercado de trabalho ou até mesmo montar seu próprio negócio. Não tenho dúvida que colheremos grandes frutos desse projeto, ao tempo em que servirá de inspiração para ampliarmos ainda mais oportunidades de qualificação profissional na região” afirmou. (Com Assessoria)


Saiba mais detalhes sobre as quatro trilhas do projeto:


1- Lancheteria - 16 vagas (60h)

Confeiteiro de Salgados

Folhados e Semi Folhados


2- Cozinha Saudável - 16 vagas (40h)

Lanches Saudáveis

Bolos com Ingredientes Funcionais


3- Bares e Restaurantes - 16 vagas (40h)

Massas e Molhos

Comida de Boteco


4- Confeitaria - 16 vagas (40h)

Tortas Finas

Sobremesas Finas

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas