Dicas e Capacitação

Proposta de valor de alta consumibilidade

Atualizada em 28/06/2021 às 15:33
Por Redação

No artigo anterior eu falei que existe uma fórmula do sucesso, mas para seguir esta fórmula, o empreendedor precisa mudar sua mente para que o seu foco seja entender o seu cliente, alguns chamam isso de mindset. Continuando o estudo, eu queria falar hoje sobre o Design Proposition Value. Já ouviu falar sobre ele? É uma frase inglesa que significa que o empreendedor deve criar seu produto ou serviço baseado num design, num modelo: o da proposta de valor que acima de tudo deve levar ao seu cliente um benefício consistente. 


Mais um grande pulo do gato empresarial é entender qual problema seu produto ou serviço resolve, qual necessidade seu produto ou serviço supre e qual a dor que o seu produto ou serviço cura


Para tal, vamos montar um mapa de valor para entendermos nosso cliente e também quais resultados nosso produto ou serviço produzirá nele. Primeiro pense no seu cliente: quais as tarefas que o seu cliente realiza no seu dia a dia? Já pensou? Anote, você usará essa informação em breve. No meu exemplo aqui, vou colocar que o meu cliente possui uma idade superior a 30 anos e é uma pessoa que gosta de acordar cedo para se exercitar e particularmente praticar musculação. 


Quais as dores deste meu cliente? No meu caso, esse cliente gosta de realizar seus exercícios na academia entre 06h às 08h e precisa agendar horário para não ser impedido pelas regras sanitárias no caso de lotar o estabelecimento, além de também precisar de uma atenção diferenciada na realização dos exercícios. 


Quais os ganhos que ele busca ao praticar exercícios? Meu cliente busca sentir-se disposto em seu dia a dia, aumentar a autoestima, quer reduzir o peso e quer também deixar os músculos mais aparentes.


Nesse momento, nós entendemos mais o nosso público-alvo. Agora vamos pensar um pouco em nosso produto e como nós podemos construir uma proposta de valor que ele realmente tenha ganhos ao adquiri-lo. Agora, preciso criar ganhos para o meu cliente. E se o meu produto ou serviço ajudasse a não faltar a academia, ajudando-o na marcação dos horários e que também ele conseguisse ver seu desempenho de treino diário, semanal e mensal em forma de tabelas e gráficos? Legal não? 


O produto que tenho em mente é um app capaz de fazer a marcação de horários em academias de musculação que tanto agendasse de forma automática quanto também enviasse uma mensagem para alertá-lo do compromisso. O app também faria agendamento com personal trainer, caso desejasse, para acompanhar meu cliente de forma mais pontual. Ao final do treinamento, o professor ou personal trainer, informaria quais exercícios foram realizados e assim traçaria relatórios periódicos de exercícios.


Vejamos como ficaria o mapa de valor do meu negócio:


 


Este artigo é uma explicação do modelo de negócios Canvas. Abordaremos em nossas próximas postagens mais sobre este assunto. Não perca!


Dúvidas, sugestões, elogios? mtgsjr@gmail.com



Marcos Tulio Gomes - Gestão & Tecnologia

Marcos Tulio Gomes atua nas áreas de tecnologia há mais de 25 anos e gestão há cerca de 10 anos, tendo construído uma carreira sólida em infraestrutura, desenvolvimento de sistemas, gestão da tecnologia da informação e segurança de redes de computadores. Em 2014 construiu seu próprio sistema operacional Linux quando estudou no IFPB e chegou a receber prêmio de melhor projeto robótico do Robot Mercury Challange, juntamente com a equipe de robótica do IFPB. Desde agosto de 2014 vem atuando no mercado acadêmico de João Pessoa ensinando em diversas faculdades nos cursos de gestão e tecnologia.

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