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Semana do Brasil: cinco dicas para os pequenos negócios aquecerem as vendas

Atualizada em 08/09/2021 às 15:22
Por Redação

Analista da instituição ressalta a importância do planejamento para aproveitar o potencial das datas comemorativas 


Criada com o objetivo de movimentar o varejo brasileiro durante o mês de setembro, a Semana do Brasil chega a sua terceira edição em 2021. A campanha, que é uma iniciativa do governo federal, coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), segue até o próximo dia 13 de setembro, oferecendo uma série de descontos e condições especiais para os consumidores brasileiros. A expectativa da organização é que a iniciativa alcance um resultado superior ao de 2020, ano em que foi verificado um incremento de 10% nas vendas no comércio físico e de 25% no comércio on-line.   


Por essa razão, para auxiliar os pequenos negócios a aproveitarem a data comemorativa enquanto oportunidade para incrementar as vendas, o Sebrae Paraíba elencou cinco dicas importantes que devem ser consideradas antes da adesão à campanha. A primeira delas, que deve ser observada em qualquer data promocional, está relacionada com a transparência das ofertas e vantagens.  


Esse cuidado é importante porque, diante de campanhas como a Semana do Brasil, boa parte dos clientes já pesquisaram os preços dos produtos ou serviços que lhes interessam e irão verificar se a empresa realmente está oferecendo um bom desconto. Por isso, o empreendedor não deve colocar em risco a imagem do seu negócio oferecendo falsas promoções.   


Além disso, ao decidir participar de campanhas promocionais é interessante que a empresa tenha como prioridade os seus pontos fortes, ou seja, ao invés de colocar todos os produtos em promoção, mas com descontos irrisórios, uma estratégia possível é investir em um número menor promoções, mas que chamem a atenção do consumidor. Já a terceira dica está relacionada com a oferta de brindes e combos para os clientes como diferencial da campanha. Essa estratégia pode ajudar a empresa a vender produtos que estejam acumulados ou com pouca demanda, contribuindo para aliviar o estoque.  


Para que a campanha promocional traga bons resultados, outro ponto importante para o empreendedor é não esquecer do seu cliente habitual para focar apenas em novos consumidores. Além de ser mais fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, entrar em contato com ele para informá-lo sobre as promoções também faz com que o consumidor se sinta valorizado. 


Por fim, a quinta dica está relacionada com a comunicação e o marketing. Pouco adianta realizar promoções e oferecer vantagens se o público não souber disso. Por essa razão, o empreendedor deve apostar no marketing em suas plataformas on-line e utilizar outros recursos de divulgação que ele tenha à sua disposição, despertando o interesse do público para a campanha promocional. 


“De forma geral, o empresário precisa elaborar uma boa estratégia para explorar o potencial oferecido por cada data comemorativa. Isso envolve investir em marketing, marcar presença no mundo digital, apostar na decoração das lojas físicas, quando for o caso, ter uma boa estrutura para atender as demandas que surgirão e, se necessário, ter atenção para as contratações temporárias de pessoal”, acrescentou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola.  


Participe – Para participar oficialmente da Semana do Brasil, que este ano tem como tema “Vamos em frente, com cuidado e confiança”, o empreendedor deve cadastrar a empresa no site da campanha, no endereço https://www.gov.br/semanabrasil/. Após preencher o formulário de adesão, o empresário poderá fazer o download do selo e de outros materiais de divulgação para pontos de venda ou canais virtuais.  


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