Dica

Especialista aponta competências que são diferenciais na hora de migrar para uma nova área

Publicado em 06/03/2024 às 15:39
Por Redação

Professor da Dom Cabral ressalta conhecimentos em Gestão como ponto forte para transformação


Com o fim do carnaval e o início, de fato, do novo ano, é chegada a hora de colocar em prática os planos feitos para 2024. Para aqueles que viraram a página com o desejo de mudar de carreira, mas ainda estão analisando os cenários, o especialista em gestão e professor da Fundação Dom Cabral Ricardo Abdala recomenda: ter curiosidade genuína pela nova área e, mais do que isso, vontade de aprender é essencial para que os novos rumos da vida profissional tragam sucesso e qualidade de vida. 


Segundo ele, outro ponto primordial para aqueles que estão em transição de profissão é ter conhecimento sobre os processos de gestão para que assim possam gerir suas próprias carreiras. "A partir do momento que a pessoa entende de gestão, ela pode transitar por qualquer área, porque em todas elas será preciso, por exemplo, fazer a gestão de pessoas, de recursos, saber quais as melhoras práticas da área e entender como tudo acontece", diz. 


De acordo com Abdala, além da competência técnica na área escolhida, o que faz realmente a diferença, é a conexão com aquele universo e a vontade de adquirir novas habilidades. "É preciso curiosidade, principalmente porque vemos que hoje em dia as profissões estão passando por uma mudança muito forte e, nos próximos anos, vai ser mais forte ainda. Então, se a pessoa realmente tiver uma afinidade, quiser aprender, ela vai se reciclar, se reinventar durante o exercício da profissão e, a partir disso, virá a competência técnica que lhe dará a condição de ser produtiva já no primeiro momento", explica.


Na hora de escolher o rumo a seguir, para Abdala, o primeiro passo a ser tomado é dialogar com pessoas do segmento para conhecer mais o cenário e ter segurança de que a mudança, de fato, valerá a pena. 


"Para não cair numa furada em termos de escolha, a pessoa deve primeiro conversar com profissionais da área, entender de fato o que ele faz, os pontos positivos e negativos dentro da profissão, as dificuldades do dia a dia", destaca. "O primeiro passo, sem dúvida, é esse, para que ele possa ver se realmente se sente confortável e tem mesmo interesse, porque, caso contrário, ele vai só mudar de problema", ressalta Ricardo.


Confira quatro dicas do professor Ricardo Abdala para quem está mudando de área profissional:

1. Não ter medo. Qualquer mudança vai trazer dúvidas e desconforto, mas desconforto traz oportunidades de desenvolver novas competências; 


2. Ser curioso o bastante para saber que o que você sabe hoje pode não ter validade nos próximos cinco anos, mas essa é também uma oportunidade de aperfeiçoamento contínuo;


3. Escolher uma carreira que possa lhe dar conforto, tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista da qualidade de vida;


4. Por último, buscar visualizar se é possível ser feliz dentro opção escolhida, de forma que você nunca irá se cansar daquilo que faz. Gostar de fato do que faz é fundamental. Escolha uma profissão que lhe dê ânimo ao acordar. Lembre-se: não adianta ter boa remuneração e não gostar do que faz, assim como não é negócio ser apaixonado pela carreira e viver em um ambiente de trabalho tóxico. Equilíbrio é o caminho.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas