Destaques

Residência de estilo e charme na praia do Cabo Branco será cenário da Luxo Decor Brasil

Publicado em 25/08/2023 às 14:57
Por Redação

Antiga propriedade do casal da alta sociedade pessoense, Austregésilo e Eleonora Freitas, foi projetada pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi


Com o tema "Arquitetura Viva", a segunda edição da mostra Luxo Decor Brasil (LXDB) que acontecerá em João Pessoa, está marcada para iniciar em outubro deste ano. O evento vai contar com profissionais e marcas renomadas nas áreas de Arquitetura, Paisagismo e Designer de Interiores que criarão cerca de 30 ambientes, expostos ao público ao longo de 45 dias.

 

Neste ano, a escolha do local para sediar a mostra foi o lindo casarão da avenida Cabo Branco, que foi residência do casal Austregésilo e Eleonora Freitas, personagens icônicos da alta sociedade paraibana. A decisão de utilizar o espaço como cenário para a LXDB 2023 é uma homenagem aos proprietários, assim como a todo o empenho que ambos colocaram no design e na história da casa. “Para a versão de 2023,  precisávamos mudar a formatação da mostra e ir para um ambiente que tivesse traços históricos. Foi quando surgiu a oportunidade de trabalhar na casa que foi projetada por Acácio Gil Borsoi, um dos maiores arquitetos brasileiros. Ao lado a esposa, a celebre decoradora Janete Costa, que também participou da criação dos espaços,  Borsoi  assinou a criação arquitetônica e décor do imóvel, que fez o conceito da arte nordestina entrar em cena de forma festejada pelo Brasil. Ou seja, condiz totalmente com o que estávamos à procura e detém uma história riquíssima”, contou Gerardo Rabello, um dos organizadores da LXDB.

 

Detalhes - Construída na década de 1960, cada ambiente da residência foi concebido para convergir de forma harmoniosa em direção ao pátio central da casa. A construção não se limita somente às paredes, mas flui para os arredores, onde conta com um exuberante paisagismo natural. Com espaço de 1.500 metros quadrados, a casa é cercada de fauna e flora, com a presença de araras, saguis e árvores flamboyant, e fica de frente para o mar do Cabo Branco. Com primeiro andar, o terreno é dividido em duas estruturas, onde os profissionais desenvolverão seus ambientes para aproveitar os aspectos originais, mas usando a criatividade de acordo com o tema do evento. 

 

Recanto da elite pessoense - Nas décadas passadas, a casa funcionava como refúgio da elite da capital. Desprovida de muros, ela se encontrava envolta por um exuberante jardim, adornado por coqueiros e uma variedade de plantas. Cada canto respira história e carrega vestígios das vidas que por ali passaram. Entre as memórias, destacam-se os encontros animados de amigos e familiares junto à imponente piscina, cujos guarda-sóis emprestavam um cenário de frescor e elegância. Em meio a um ambiente cativante, Austregésilo e Eleonora Freitas assumiram o papel de anfitriões, acolheram com graciosidade os convidados e estiveram presentes no cenário arquitetônico do estado.

 

“É um projeto que transcende seu status arquitetônico, sendo uma representação da história e das relações que moldaram a sociedade na época. Ela possui resquícios dos encontros sociais, eventos e vínculos familiares. Cada detalhe relembra o passado e o celebra ao mesmo tempo. Ela é mais do que uma construção, é um legado que conecta gerações e inspira um profundo senso de pertencimento”, lembrou Gerardo.

 

A Luxo Décor Brasil acontece de outubro a dezembro de 2023. Para saber mais novidades,  acesse @luxodecorbrasil no Instagram.


Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas