Destaques

Outubro Rosa: pilates e fisioterapia auxiliam na prevenção e reabilitação do câncer de mama

Publicado em 02/10/2023 às 15:59
Por Redação

Em João Pessoa, clínica fará atendimentos gratuitos a pacientes que lidam com a doença


Muitos não sabem, mas a prática de pilates e fisioterapia podem auxiliar na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Segundo especialistas, a realização de exercícios físicos, após o diagnóstico e durante o tratamento, aumenta, significativamente, as chances de cura da doença. No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma clínica, localizada em João Pessoa, está oferecendo atendimento gratuito dessas práticas a pacientes que estão em tratamento, como forma de alertar a sociedade para alguns benefícios. 







“As atividades físicas auxiliam no tratamento contra o câncer de mama porque oferecem, entre outros benefícios, mais resistência e disposição, graças ao fortalecimento muscular e melhora da flexibilidade. Além disso, práticas como o pilates, por exemplo, são capazes de liberar endorfina no organismo, que é o hormônio do bem estar e ajuda no combate à dor”, explicou o fisioterapeuta Fábio Cabral. Segundo ele, a prática regular, associada a bons hábitos de vida e exames regulares são a chave para mudar a realidade das estatísticas alarmantes do câncer de mama no Brasil e no mundo. 


Já a fisioterapia assume objetivos diferentes em cada fase de tratamento do câncer de mama. Primeiro, é feita uma avaliação, que ajuda na definição de estratégias para a reabilitação da paciente e serve como elemento de apoio ao resto da equipe multidisciplinar. E, durante o pós-operatório, auxilia no retorno da movimentação ativa dos membros. “Por meio de procedimentos, como: exercícios de fortalecimento, alongamentos, terapia manual e drenagens linfáticas; as sessões estimulam a circulação, eliminação de edemas (que fazem parte do pós operatório), diminuem a dor, previnem a rigidez articular, ajudam a recuperar a postura adequada e evitam complicações”, disse Fábio.


Atendimentos gratuitos

Para alertar a sociedade para os benefícios do pilates e da fisioterapia na prevenção e tratamento do câncer de mama, uma clínica, localizada em João Pessoa, realizará atendimentos gratuitos para mulheres que lidam com a doença. As pacientes interessadas nas sessões devem entrar em contato com a clínica para fazer o agendamento, durante todo o mês, por meio do número whatsapp: (83) 98714-7380 ou pelo perfil de instagram @clinicalame.


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas