Destaques

Janeiro Branco: Afrafep realiza encontros semanais para debater importância da saúde mental

Publicado em 17/01/2024 às 14:12
Por Redação

Reunir os colaboradores para discutir com um psicólogo, semanalmente, o tema “saúde mental”. Esse é o objetivo de uma iniciativa da Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba (Afrafep), que aderiu por mais um ano à campanha “Janeiro Branco”. Além dos encontros, que acontecem todas as sextas-feiras deste mês, a entidade confeccionou camisas alusivas ao tema e tem utilizado as redes sociais para reforçar os debates e a conscientização. 


Os encontros semanais são realizados com o psicólogo Suéliton Medeiros, graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e pós-graduado em psicodrama pela UNIFIP. “Inicialmente, apresentamos os conceitos da campanha e ouvimos o grupo para compreender o nível de saúde mental dos participantes”, declarou o psicólogo. “Depois, trabalhamos questões como: dimensão emocional, comportamentos, hábitos, rotinas e emoções específicas que podem dificultar ou facilitar a saúde mental”, acrescentou. 


“A campanha ‘Janeiro Branco’ nos leva a refletir sobre um tema que sofreu muito preconceito no passado, mas que, a cada ano, se torna ainda mais relevante para ser discutido na sociedade. Queremos contribuir com o bem estar dos nossos colaboradores e chamar atenção também de outras pessoas para os cuidados com a saúde mental”, declarou Elaine de Carvalho, presidente da Afrafep.


Ação nacional - O “Janeiro Branco” ocorre em todo o Brasil. O objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. De acordo com o Instituto Janeiro Branco, o mês foi escolhido por ser no primeiro do ano, em que geralmente as reflexões em relação à vida ocorrem com mais intensidade. Em janeiro, novos ciclos começam, pessoas traçam metas anuais e rotas são construídas ou corrigidas com mais ênfase.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas