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Brasil Mais-ALI: programa gratuito busca aumentar a produtividade e a competitividade nas empresas

Publicado em 29/07/2021 às 16:24
Por Redação

Auxiliar empreendedores de micro e pequenas empresas para que possam aumentar a produtividade e a competitividade de seus negócios, através da promoção de melhorias de baixo custo e de alto impacto. Essa é a proposta do Brasil Mais-ALI, programa desenvolvido pelo governo federal, com o apoio do Sebrae, que no primeiro ciclo de 2021 já beneficiou 264 empresas na Paraíba.  


Com foco na oferta de soluções voltadas à inovação de processos e à melhoria da gestão das empresas, o programa teve o seu primeiro ciclo realizado na Paraíba entre os meses de março e junho, em quatro agências regionais do Sebrae: João Pessoa, Sul, Campina Grande e Patos.  


De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, entre as empresas atendidas durante o primeiro ciclo do programa predominam as que estão inseridas nos segmentos de comércio de autopeças, vestuário e pet shop. "Finalizamos o ciclo com aproximadamente 90% das empresas inicialmente inscritas, o que é um número muito expressivo, visto que a pandemia é um desafio para as empresas se manterem no foco", pontuou Claudia Pereira.  


Ainda falando sobre o primeiro ciclo do Brasil Mais-ALI, a analista do Sebrae também destacou as principais dificuldades verificadas nas empresas participantes, que são objeto dos planos de ação elaborados para cada negócio atendido. São elas: a falta de acompanhamento dos indicadores financeiros da empresa; a ausência de metas em todos os setores do negócio; e a perda de clientes para a concorrência por conta da ausência de estratégias digitais de vendas.  


Supervisora de uma loja que atua no segmento de esporte e lazer em Campina Grande, Francilene Vitorino conta que a empresa decidiu participar do Brasil Mais-ALI em busca de soluções para alguns gargalos do negócio, de modo a entender como esses pontos refletiam nos resultados das vendas.  


“De imediato, ao reunir a equipe no encontro de mapeamento de problemas, foi possível, com o apoio da mediadora do Sebrae, resolver pequenas questões de curto prazo. Os demais problemas foram lançados em uma plano de ação e, como prioridade, nós marcamos a organização das ações de marketing. Com isso, mudamos a forma como as nossas comunicações chegavam aos clientes, a gestão das redes sociais e entendemos a necessidade de treinamento para melhorar os resultados das vendas pelos canais digitais”, explicou a supervisora, ao pontuar que o plano de ação elaborado pelo programa proporcionou à empresa a oportunidade de ter um planejamento mais sólido e de engajar a equipe através das mudanças decididas coletivamente.  


Como resultado desse trabalho, a empresa conseguiu, em uma semana, em um de seus perfis nas redes sociais, aumentar em cerca de 105% as impressões geradas pelo público. Nessa mesma direção, também foi verificado um aumento de 90% nas interações com os usuários, além de outras ações que estão sendo implementadas na empresa, como a capacitação dos funcionários.  


“Após esses quatro meses do primeiro ciclo, pudemos perceber o quanto as empresas, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia da Covid-19, têm buscado ações que as ajudem a minimizar todo o impacto sofrido. Há uma clara percepção de que o momento tem contribuído para essa mudança mental, em que o empresário tem buscado se diferenciar dos seus concorrentes através de práticas gerenciais mais assertivas, planejadas e com foco na produtividade e inovação”, concluiu a analista do Sebrae. (Com assessoria).


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