Inovação

Rede de supermercado na Paraíba incentiva contratação de pessoas com deficiência

Atualizada em 25/09/2021 às 06:08
Por Redação

No Assaí Atacadista, são 2.593 profissionais com deficiência em seu quadro de colaboradores, quantidade até mesmo acima da legislação vigente


A inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho vai muito além da contratação e promove um ambiente mais plural, inovador e com trocas de experiências que permitem um novo olhar para o negócio. Além disso, os ganhos também se refletem na produtividade das companhias. É o que aponta estudo produzido pela consultoria McKinsey (2018), por exemplo, em que empresas com um quadro diversificado e inclusivo podem ter resultados financeiros até 21% melhores do que empresas que não possuem uma representação diversa em seus quadros.


O Assaí Atacadista é uma empresa que acredita neste diferencial e valoriza a inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. Em 2019, a companhia atingiu 5,4% do quadro total de colaboradores preenchidos com profissionais com deficiência, dado acima da meta estabelecida pela legislação.


Além disso, a companhia segue investindo em ações de inclusão e, recentemente, o seu site e intranet – canal interno de comunicação - passaram a ser acessíveis às pessoas com deficiência auditiva, com a implementação da ferramenta Hand Talk (o Hugo) que traduz conteúdos de textos e vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Por meio da iniciativa, o Assaí passou a ser a primeira empresa do varejo a implementar o recurso de acessibilidade.


Na cidade de João Pessoa, a empresa conta com 16 profissionais com deficiência trabalhando em loja e William Silva é um deles. Embalador no Assaí Atacadista João Pessoa, ele sofreu um acidente há alguns anos e perdeu parte da mobilidade do braço e da mão direita. Ele conta que foi muito difícil encontrar emprego, não só pela deficiência, mas também por ter mais de 40 anos.


“Muitas empresas quando viam minha deficiência mais a idade, acabavam desistindo. Aqui eu percebo que é diferente, eles olharam para o currículo, para a capacidade e não se sou deficiente ou mais velho”, disse.

Atualmente, 2.593 profissionais com deficiência fazem parte do quadro de funcionários da companhia e a expectativa é contribuir ainda mais para a inclusão no mercado de trabalho.


“A inclusão no ambiente profissional é muito importante e faz toda a diferença. A troca de experiências é muito rica e acreditamos que, independentemente de qualquer fator, as pessoas devem ter oportunidades para mostrar suas potencialidades. Por isso, nossas lojas estão sempre de portas abertas para todos os profissionais e pretendemos ser cada vez mais inclusivos”, reforça Claudemir Aparecido do Carmo, diretor regional do Assaí.

Sobre o Assaí Atacadista 


O Assaí é um atacado de autosserviço que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista com taxa de crescimento anual composta nos últimos seis anos de 28,3%, a rede está presente nas cinco regiões do País com 184 lojas distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal. É um dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. 


A empresa conta ainda com uma plataforma própria de serviços financeiros, o Passaí, composta por cartão próprio e uma maquininha de cartão de crédito e débito. Em 2020, o Assaí esteve entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand, apareceu em 1º lugar como empresa mais eficiente do varejo no Empresa Mais Estadão e foi a empresa mais admirada do Brasil no voto popular no ranking Melhores e Maiores da revista Exame. (Com assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas