Inovação

Primeira Chance: Estagiária desenvolve sabonete produzido com pó do juazeiro

Atualizada em 24/02/2022 às 08:27
Por Redação

A estagiária do programa para estudantes do ensino médio da rede estadual da Paraíba, Primeira Chance, Águida Fernandes, desenvolveu um cosmético inovador à base de pó extraído do juazeiro. Ela é egressa de Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT), na cidade de São Domingos, e estagia na Associação dos Apicultores do sertão do estado, para onde estão sendo direcionados todos os sabonetes que produz na escola, com o intuito de aumentar o leque de produtos vendidos pelos apicultores.


O projeto teve início em outubro de 2021, e contou com o apoio do corpo docente da escola e de supervisores do Programa Primeira Chance, como Mateus Gonçalves Silva, que contribuiu com o desenvolvimento dos sabonetes artesanais. “Nosso intuito e motivação foi ampliar a comercialização de produtos apícolas dos associados com os sabonetes, bem como também valorizar os produtos regionais, como é o caso da inserção do pó de juazeiro, com isso, oferecendo mais oportunidades aos apicultores para aumentar sua renda”, explica Mateus.


Águida, que agora estuda Enfermagem, revela que se interessou pelo projeto visando a contribuir com a Associação dos Apicultores, mas garante que as experiências adquiridas com a produção de sabonetes serão utilizadas também no seu futuro profissional. “Fiquei sabendo do projeto por meio do estágio, e o professor Mateus deu essa oportunidade de ensinar os apicultores a produzir os produtos cosméticos e aumentar a renda deles. Escolhi esse setor do projeto porque trata sobre a saúde e higiene das pessoas, e o sabonete é um produto fitoterápico, ou seja, terapêutico, desenvolvido por meio das plantas, natural”, explica a estudante.


O supervisor ainda comentou sobre o desejo de ampliar o projeto para outras áreas. “O projeto que temos é o de oferecer durante o estágio esses ensinamentos aos apicultores através da pesquisa e criação de produtos inovadores no ramo de cosméticos com produtos apícolas. Esse foi o nosso primeiro produto, o vídeo do processamento ainda está sendo editado e será disponibilizado aos associados da empresa”, revela Mateus.


O Programa - O  Primeira Chance foi criado em 2019 como programa estadual de incentivo à concessão de estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para estudantes do ensino médio e egressos  da Rede Estadual de Educação da Paraíba. Os estágios acontecem em empresas parceiras e órgãos públicos, em vários municípios do Estado, com bolsas entre R$ 300,00 e R$ 1.000,00, oferecidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), ligada à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB). (Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas