Inovação

Marketing do futuro: Sebrae recebe lançamento de manifesto em CG

Publicado em 02/05/2023 às 14:41
Por Redação

Documento foi apresentado pelos professores Sílvio Meira e Rosário Pompéia, destacando desafios e tendências para o mercado


Como será o marketing do futuro? Buscando encontrar tendências de mercado e comportamentos da sociedade que auxiliem na elaboração de respostas para essa pergunta, o professor e cientista, Sílvio Meira, e a professora e consultora especializada em marketing, Rosário Pompéia, criaram o “Manifesto sobre o Marketing do Futuro”. O documento, cuja proposta é provocar um amplo debate sobre as novas formas de se fazer marketing, está sendo divulgado em todo o Brasil e foi lançado, na Paraíba, nesta sexta-feira (28), na agência regional do Sebrae em Campina Grande.    


Durante o evento, que contou com a participação de empreendedores, profissionais da área e estudantes, Sílvio Meira e Rosário Pompéia apresentaram os principais pontos do documento, que foi elaborado a partir da observação de mudanças que estão em curso no mundo dos negócios, especialmente aquelas impulsionadas pelo processo de aceleração digital.  





De acordo com o empresário e membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, Alexandre Moura, o manifesto reúne considerações importantes não só para quem atua na área de marketing, como também para aqueles que estão inseridos no universo dos negócios e da inovação, uma vez que as mudanças relacionadas ao marketing impactam o ecossistema como um todo. Além disso, Alexandre destacou que a escolha de Campina Grande para receber o lançamento do manifesto na Paraíba reforça a vocação da cidade para a inovação.  


Por sua vez, ao apresentar os principais pontos do manifesto, Sílvio Meira destacou que o documento “não é um conjunto de regras que a gente tem que obedecer de repente. O manifesto é um conjunto de provocações e de interrogações sobre a realidade. É algo que vai ser discutido e não necessariamente aceito. Além disso, nesse manifesto em particular a gente se preocupa com a realidade do que está acontecendo, cujos sinais nós não conseguimos interpretar, o que nos leva a novos contextos, que demandam novas ferramentas para interpretar e intervir na realidade”.   


Ainda falando sobre o marketing do futuro, Sílvio Meira destacou que os negócios são, e serão, participantes de narrativas criadas não só pelas empresas, mas também por atores e comunidades em rede. “O marketing do futuro é o marketing em plataformas, feito com efeitos de gênero. O marketing do futuro é, também, o marketing de significados que, entendidos em conjunto, criam culturas. Ele é feito ao redor de propósitos, em um ecossistema do qual o negócio é apenas parte. O marketing do futuro é estratégia e negócio ao mesmo tempo. O marketing do futuro depende de gente, é feito por pessoas e para pessoas. O marketing do futuro é uma criação coletiva e todos estão convidados para debatê-lo conosco através desse manifesto”, acrescentou.  


Também pontuando a importância de se promover uma reflexão sobre o futuro do marketing, a professora Rosário Pompéia ressaltou que ele precisa ser ressignificado. “Esse manifesto vem de uma concepção de reunir diversos pensamentos do marketing, da estratégia, dos negócios, inovações e tecnologia. Ele já é resultado dessas provocações que nós nos fizemos e que queremos fazer para o mercado, porque nós já percebemos que não dá para andar sozinho. O marketing foi sim impacto por esse processo de transformação digital, que também impactou comportamentos e formas de consumir, então o marketing que a gente conhecia não volta mais a ser como era antes. Ele precisa mudar e nós estamos aqui para discutir isso”, declarou Rosário Pompéia.  


Também participaram do lançamento do manifesto Marcos Carvalho, executivo da Caixa Econômica Federal e membro do CDE do Sebrae/PB, e o gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda. Para conferir mais detalhes sobre o manifesto, os interessados podem acessar o endereço https://marketingdofuturo.org


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas