Inovação

Inteligência Artificial: tecnologia automatiza processos em diversas áreas

Publicado em 14/12/2021 às 16:08
Por Redação

A criação do marco legal do desenvolvimento e uso da inteligência artificial pelo poder público, pessoas físicas, empresas e outras entidades, aprovado pela Câmara dos Deputados no final do mês de setembro, estabelece os fundamentos do uso da IA: respeitar os direitos humanos, os valores democráticos, a igualdade, a não discriminação, a pluralidade, a livre iniciativa e a privacidade de dados.


O texto, de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), tem como objetivo estimular a aplicação da inteligência artificial e proteger os cidadãos de seu mau uso. Essa iniciativa deixa cada vez mais evidente que a IA já não representa somente o futuro, mas também o momento atual e ignorá-la não é uma opção.


Pensando nisso, a RealNetworks, responsável pelo software de visão computacional e reconhecimento facial, SAFR, listou abaixo, utilizações da inteligência artificial para automatizar processos em três diferentes setores.


Recursos Humanos


Seleção de currículos automatizada e chatbots para triagem de candidatos são algumas das soluções que os RHs das empresas já começaram a utilizar. Se considerarmos somente a economia de tempo dos profissionais deste setor, com o uso da tecnologia, já é um benefício pelo qual vale a pena investir na IA. Contudo, explorando ainda mais as possibilidades da inteligência artificial, é possível automatizar diversos outros processos de uma empresa. O processamento de dados, por exemplo, permite analisar as informações sobre o desenvolvimento dos colaboradores e “desenhar” o perfil de cada um, facilitando nos processos de feedbacks, promoções, transições e demissões, além de detectar preventivamente problemas que podem impactar na produtividade das equipes.


Judiciário


Já foi lançado no último dia 18, um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Universidade de Fortaleza (Unifor), para desenvolver algoritmos de inteligência artificial que classifiquem de forma automatizada os processos judiciais. O objetivo da resolução é simplificar o processo e, consequentemente, reduzir custos do judiciário.


Saúde 


A inteligência artificial pode ser usada para controlar o acesso de pacientes e acompanhantes em um hospital. Usar a IA para os cadastramentos, por exemplo, otimiza a duração dos atendimentos na recepção e reduz o tempo de espera. Essas são as soluções que o Hospital das Clínicas, maior complexo hospitalar da América Latina, já implantou em seus sistemas. Além disso, as healthtechs revolucionaram o setor da saúde durante a pandemia, com aplicativos de consultas online, implantação de receituário médico digital e instruções sobre que atitudes tomar em relação aos sintomas da COVID-19, de acordo com a gravidade. (Com assessoria).


Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas