Inovação

Evento irá discutir a presença feminina no mercado de tecnologia da PB

Publicado em 30/03/2023 às 14:29
Por Redação

Iniciativa é organizada pelo hub de inovação “Farol Digital”, que reúne entidades como UFPB, Sebrae-PB e Sucesu-PB


Pautas e debates sobre temas ligados ao empoderamento feminino e desafios enfrentados pelas mulheres ganham, cada vez mais, destaque. Em algumas áreas, os avanços precisam ser, ainda mais, incisivos, a exemplo da tecnologia. Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2020, as mulheres representavam apenas 20,1% dos profissionais de TI no Brasil. Para discutir essa realidade, será realizado, entre 15 e 17/04, a “HACK@POWER”, evento organizado pelo hub de inovação “Farol Digital”, que reúne entidades como UFPB, Sebrae-PB e a Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB). 


“Trazer as mulheres para a tecnologia resulta em soluções mais criativas e com maior potencial para incorporar a visão dos desafios em uma perspectiva feminina, gerando maior diversidade e promovendo a igualdade de gênero. Entretanto, ainda estamos muito longe dessa realidade”, disse a professora Josilene Aires, coordenadora do "Programa Meninas na Ciência da Computação" da UFPB. A iniciativa serviu de base para a realização da “HACK@POWER”. “O evento dará oportunidade para que as mulheres interajam com os atores do Farol Digital e conheçam mais sobre inovação, contribuindo para fomentar a cultura digital no nosso estado", complementou.


"Eventos como esse são fundamentais para ressaltar a importância das mulheres no mercado de tecnologia e reforçar que a área está aberta para todos e todas. É importante destacar que a área sempre precisa de mão-de-obra extremamente qualificada e essas iniciativas são essenciais", declarou Tarcísio Júnior, presidente da Sucesu-PB.


O primeiro dia do “HACK@POWER” vai acontecer no Sectras (Sistema de Ensino em Ciências e Tecnologias) e será voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios de ESG. Já o segundo dia, no Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13ª Região), contará com palestras sobre tecnologia e inovação, além de reservar um momento para premiação das equipes vencedoras.


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas