Inovação

Empresas paraibanas se adaptam para oferecer sistemas voltados ao PIX e outras plataformas

Atualizada em 28/01/2022 às 14:56
Por Redação

Especialista da Associação de Usuários de Tecnologia da Paraíba destaca importância do momento para reaquecimento do mercado


Em tempos de readaptação de mercado, programas de pagamentos como o PIX e plataformas de open banking estão sendo apontados como meios de aquecimento da economia. Na Paraíba, algumas empresas estão se preparando para atender esse público com mais direcionamento a partir de novembro. Uma delas, que desenvolveu o sistema de controle financeiro YpControl, além de oferecer as opções citadas, disponibilizará aos pequenos e microempresários serviços como análise de crédito e cadastro positivo.


De acordo com o conselheiro da Associação de Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB), Cláudio Piomonte, que é diretor da empresa que desenvolveu o sistema, houve uma preparação para este momento, com o acerto de um convênio com a UFPB e duas consultorias (uma de Lei Geral de Proteção de Dados e outra de Gestão de Segurança da Informação) que serão financiadas pelo programa de subvenção econômica para projetos de Inovação do Banco do Nordeste (BNB), por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECI).


“Com esses recursos, vamos aprimorar nossa base tecnológica criando sistemas que serão acoplados à Inteligência Artificial, Machine Learning e Analytics com intuito de ajudar pequenas empresas a ter eficiência por meio de recomendações financeiras e orçamentárias. Nos processos de negócio, também vai ter um forte componente de inovação porque vamos desenvolver integrações para operar open banking e novas formas de pagamento, como o PIX e, também, desenvolver uma camada de integração para nos relacionarmos, por meio de serviços automatizados, com outros sistemas, instituições financeiras e empresas”, relatou.

Cláudio destacou que o apoio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) do BNB será essencial para suportar a evolução tecnológica e o crescimento dos negócios da empresa com a possibilidade de gerar emprego e renda de forma sustentável, com a oferta de serviços de valor agregado maior.


“O apoio do BNB será fundamental para nosso próximo ciclo de crescimento. O aporte desses recursos irá nos auxiliar a financiar os riscos tecnológicos inerentes ao projeto e, também, no desenvolvimento de novos serviços que levarão a empresa a outro patamar de negócios”, concluiu.

Foto: Divulgação


O superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil na Paraíba, João Nilton Castro, destaca que investir em projetos de inovação como esse garante o desenvolvimento com melhoria da produtividade e competitividade dos setores econômicos da região. 


“O BNB reconhece o potencial do mercado da inovação, ao entender que trata-se de um inegável pilar do desenvolvimento para a Região. O fato de termos três propostas da Paraíba selecionadas em edital do Fundeci para Inovação é uma forma de reconhecer o potencial do Estado para trazer novas soluções às necessidades dos clientes” afirma.  

O que é o PIX?


O PIX, novo Sistema de Pagamentos Instantâneos lançado pelo Banco Central, estará disponível a partir de novembro e poderá ser usado por qualquer instituição, como bancos, cooperativas de crédito, corretoras, fintechs, entre outras agentes de pagamento.


O novo sistema facilitará e reduzirá o custo das transações financeiras, além de dar a possibilidade de pagamentos 24 horas por dia, todo os dias do ano, incluindo os finais de semana e feriados, substituindo transações tradicionais como o TED, o DOC, o uso de cartões de débito e crédito e dinheiro em espécie. Além disso, a transferência será realizada, no máximo, em 10 segundos.


O PIX faz parte do início do funcionamento do Open Banking no Brasil, que até 2023 integrará todos os dados financeiros em um único lugar, possibilitando avaliar e negociar as melhores ofertas de crédito, por exemplo.


Foto destaque: Divulgação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas