Ideias Positivas

Em João Pessoa: Empreendedor do ramo de cafeteria dribla crise com boas estratégias

Atualizada em 16/04/2020 às 09:59
Por Richelle Bezerra

Hugo Martins intensificou presença nas redes sociais, criou “voucher” para clientes usarem depois da quarentena, estreitou relações com os públicos e passou a investir, ainda mais, no delivery, que se mostra como diferencial nesse período.

O empreendedor Hugo Pereira Martins, de 28 anos, está conseguindo passar pela crise gerada pelo novo coronavírus minimizando os prejuízos. Sócio da Mr. Black Café (@mrblackcafe_jpa), em João Pessoa, ele criou algumas estratégias para driblar esse momento difícil. Hugo intensificou a presença nas redes sociais, criou um “voucher” para clientes usarem depois da quarentena, estreitou relações com os públicos do estabelecimento e passou a investir, ainda mais, no sistema de delivery, que se mostra como diferencial significativo nesse período. O Ideia Positiva conversou com o empreendedor e com os responsáveis pelo aplicativo Rappi, que confirmam: o setor de entregas aumentou consideravelmente nos últimos dias.

  “Começamos a trabalhar com delivery há cerca de seis meses e, depois disso, nossas vendas aumentaram”, revelou Hugo. Segundo ele, a iniciativa deu tão certo que, nesse momento de Pandemia, tem ajudado a manter as contas em dia. “Em meio a essa situação toda, o serviço de delivery deu um salto grande na nossa empresa. O crescimento chegou a 60% e mantém uma rotina de trabalho parecida com a que tínhamos antes da crise”, complementou, indicando que a fidelidade conquistada junto aos clientes, há alguns meses, se refletiu por meio do delivery. O Mr. Black atende pelos principais aplicativos de entrega, a exemplo do Rappi.  

Para Hugo, os modos de consumo e relacionamento com os clientes estão mudando e as empresas, cada vez mais, precisarão ter gestão e comunicação humanizadas. “A percepção do cliente sobre um negócio vai desde a ambientação até a entrega do pedido. As pessoas estão sentindo falta desse cuidado com os detalhes. Quando percebemos que não vendemos apenas comida, mas experiências...a situação muda positivamente”, pontuou.

Delivery em alta

Em conversa com o aplicativo Rappi, o Ideia Positiva apurou que desde que as conversas sobre o coronavírus se iniciaram, ainda em janeiro, os responsáveis perceberam um aumento significativo no número de pedidos.

“No momento, acreditamos que podemos ser um grande aliado e uma solução coerente para as pessoas que estão seguindo a recomendação de ficarem em casa e evitar aglomerações. Estamos seguindo as recomendações e protocolos das autoridades sanitárias e comunicando proativamente todo o nosso ecossistema para difundir as mensagens entre todos. Além disso, adotamos protocolos diferentes para cada um dos elos da cadeira e estamos ampliando o número de entregadores parceiros e personal shoppers para atender as demandas”, disse Mariana Alvarez, da assessoria de comunicação do App.

Segundo ela, a rotina de trabalho da Rappi mudou e, no caso de algumas categorias, passou a adotar medidas específicas.

Supermercados e Farmácias parceiros

Buscamos garantir o abastecimento de itens de primeira necessidade. No entanto, em caso de produto indisponível, pedimos compreensão, pois faremos todo o possível para oferecer um substituto para o que o usuário precisar. Além disso, estamos contratando mais Personal Shoppers para apoiar na logística e atendimento aos pedidos; e entregando álcool gel 70%, desinfetantes e máscaras para que eles utilizem antes e durante a entrega de todo e qualquer pedido.

Restaurantes Parceiros

Em conjunto com nossos restaurantes parceiros, estamos trabalhando em vários processos-chave para garantir a qualidade do pedido, incluindo a importância de fechar todas as sacolas de entrega com selos de segurança. Assim garantimos que ninguém manipule o pedido desde que o mesmo deixou a cozinha do restaurante.

Além disso, a Rappi reduziu o prazo de pagamento a todos os restaurantes parceiros - atuais e novos - de 14 para 7 dias, com início em 1º de abril. O objetivo é apoiá-los durante a pandemia do coronavírus. O pagamento semanal alivia o caixa dos restaurantes, fortalecendo-os financeiramente. 

Comunidade de entregadores parceiros

Habilitamos uma opção de entrega em domicílio sem contato físico. Para usá-la, basta que o usuário a indique via chat para o entregador parceiro, pedindo que deixe seus pedidos na porta, sem contato. Além disso, estamos estimulando o pagamento digital (via app), para evitar ainda mais o contato e a manipulação de dinheiro em espécie (pois já não operamos com máquinas de cartão de crédito e débito). Também criamos um fundo para proteger nossa comunidade de entregadores parceiros e estamos disponibilizando álcool gel 70% - além de estarmos realizando campanhas de educação, autocuidado e prevenção.

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