Inovação

Educacional promove formação em LEGO® Education para professores da rede municipal de JP

Publicado em 30/05/2023 às 13:56
Por Redação

Primeira etapa do programa de capacitação contará com 216 turmas de profissionais que se tornarão multiplicadores de ensino para todos os níveis educacionais, do Ensino Infantil ao Fundamental


O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia, deu início a um projeto de formação de professores para uso de kits de robótica LEGO® Education em todas as escolas municipais de João Pessoa (PB). O programa vai capacitar cerca de 3.500 profissionais de educação em 100 instituições de ensino da rede até março de 2024.

 

“O projeto na cidade de João Pessoa foi desenhado para atender às diferentes necessidades de cada escola do município. A partir dessa iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa, realizada em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), esperamos oferecer possibilidades de desenvolvimento do conhecimento e habilidades aos alunos em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemática, linguagem e criatividade”, afirma Martin Oyanguren, CEO do Educacional.

 

A primeira fase do projeto, que já está em andamento, acontece até o mês de junho e tem como objetivo formar as primeiras turmas de profissionais que se tornarão especialistas e multiplicadores de conhecimento habilitados pela LEGO® Education Academy (LEA). Nesse momento, serão  57 turmas com capacitação exclusiva da LEGO®, uma iniciativa que tem reconhecimento e certificação internacional para os professores e que os credencia como peritos na metodologia e técnicas de uso das ferramentas para a criação de aulas dinâmicas e participativas com a utilização dos blocos. O projeto seguirá com novos grupos de professores até março de 2024, totalizando 3.000 horas de formação para um total de 216 turmas atendidas na rede municipal. 


Martin aponta a importância da utilização pedagógica dos conjuntos nas atividades STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) tanto na educação infantil quanto no Ensino Fundamental. “Com o uso dessas ferramentas, podemos incentivar a aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo que os estudantes construam, programem e experimentem soluções que estimulem o desenvolvimento de habilidades, como resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade”.


Além do treinamento dos profissionais, o Educacional distribui a maior parte dos kits LEGO® Education adquiridos pela prefeitura e elaborados de acordo com cada etapa educacional, totalizando mais de 6.000 conjuntos – com destaque para os modelos STEAM Park, utilizado na Educação Infantil; SPIKE Essential, para os anos iniciais, e SPIKE Prime, para os anos finais da educação.

 

O projeto também inclui os kits da FIRST® LEGO® League (FLL), uma competição que desafia as equipes a projetarem, a construírem e a programarem robôs que resolvam problemas do mundo real relacionados a um tema específico. O torneio tem uma etapa brasileira desde 2004 e, desde 2018, o Educacional opera as categorias Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos). Já a categoria Challenge (9 a 16 anos) é operada pelo SESI.

 

“Desde 2021, por determinação do Prefeito Cicero Lucena, trabalhamos intensivamente na transformação tecnológica da educação no município visando trazer mais dinamismo ao modelo tradicional de ensino”, aponta Diego Araújo, diretor de tecnologia da Sedec. “Buscamos, a partir da robótica e STEAM, incluir aulas ativas e dinâmicas para nosso currículo de disciplinas e, assim, atrair o aluno e motivá-lo com um modelo lúdico e estruturado. O Educacional e a LEGO® foram a melhor escolha para o projeto. A qualidade dos materiais foi um grande facilitador desse processo, e recebemos excelentes feedbacks dos profissionais que já estão participando do projeto.”

 

O CEO do Educacional lembra ainda que esse foi o maior projeto implantado pelo Educacional em um mesmo município. “Além do uso dos materiais nas atividades regulares, o investimento nos kits da FIRST® LEGO® League mostra que a região pode se tornar um polo da competição e uma referência de sucesso no ensino de robótica para outras localidades”, completa Martin.

 

Para acompanhar as novidades do Educacional, acesse o site oficial. 


Sobre o Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação - reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A., conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas