Inovação

Confira dicas de planejamento financeiro com base em projeção de vendas

Atualizada em 11/10/2021 às 15:19
Por Redação

Embora o planejamento financeiro de 2020 tenha sido afetado de forma avassaladora devido à pandemia do novo coronavírus, o ano de 2021 traz a previsão de um cenário econômico um pouco mais estável. Para o especialista em finanças e diretor da Conpay, Leandro Xavier, os empreendedores devem focar em um bom planejamento para manter o equilíbrio financeiro das empresas e iniciar um novo ciclo com as contas em dia e organizadas.


Um dos pontos destacados pelo especialista é pensar nas vendas com foco no cliente.


“Para quem vai retomar as atividades, é preciso aproveitar a oportunidade para facilitar a compra para o cliente e assim aumentar as vendas, além de estar focado na tentativa constante de reduzir os custos”, afirma.

Segundo Leandro Xavier, na hora de fazer o planejamento financeiro, o empresário deve ter em vista alguns pontos como projeções de compras mais conservadoras, vendas com parcelamento mais flexível, sistemas diferentes de delivery, renegociação de valores e parcelamento com fornecedores. 


A projeção de vendas da empresa deve ser feita tendo como base três possíveis cenários: um realista, previsto no planejamento, um pessimista, com redução de vendas ou aumento de preços, e um cenário otimista, com aumento de vendas ou redução dos preços.


"Saber o que fazer se algo der errado pode salvar uma empresa, e saber o que fazer se as coisas derem muito certo pode fazer com que a empresa se torne líder do mercado com mais facilidade", explica Leandro Xavier.

O especialista explica que todo planejamento deve começar com a projeção de vendas e, para isso, é importante conhecer o cliente, os produtos, os substitutos dos concorrentes e saber como você deve se comunicar para vender mais.


"Os empreendedores precisam entender até que ponto podem arriscar. Muita compra de estoque significa mais necessidade de capital de giro, e consequentemente uma necessidade de venda maior. Para preservar o capital de giro e reduzir juros, é importante tentar trocar as dívidas de curto prazo por dívidas de longo prazo", aponta o especialista.

Leandro Xavier também destaca que o empreendedor deve estar atento à possibilidade de aumento de vendas.


“O cliente vai optar pela compra do produto ou serviço onde ele sabe que atende suas expectativas. No entanto, há várias formas de superar as expectativas, como facilidades ao parcelar suas vendas. Além disso, dependendo do que você tiver vendendo, pode até ser aceito pelo cliente um parcelamento com juros ao portador, ou seja, o empreendedor receberá o valor total”, diz. 

Tecnologia


Algumas tecnologias podem agregar valor ao negócio, como contas digitais com menores custos bancários e menos burocracia. Produtos mais específicos também podem ser usados. Por exemplo, as academias podem trabalhar com cobrança recorrente, permitindo que seus clientes fechem planos anuais sem comprometer o limite do cartão.


"Ficar de olho nas novas tecnologias e nas novas possibilidades é muito importante para conseguir aproveitar oportunidades, assim como ficar ligado nas redes sociais", destaca Leandro Xavier.

É o caso da fintech paraibana Conpay, que tem ganhado o mercado nacional. Atenta às transformações do mercado, com uma perspectiva tanto local quanto nacional, a Conpay disponibiliza, entre outras facilidades, uma conta digital gratuita, sem tarifas de manutenção, com direito a TEDs gratuitas, possibilidade de saques e uso da conta digital, além de tecnologias de cobrança recorrente e split de pagamento.


Outra opção é a maquininha S920 da Conpay: com ela, o empreendedor se livra de toda burocracia - sem aluguel, sem taxa de adesão, parcelando em até 12x e disponível para PF e PJ. Com chip e dados inclusos, comprovante impresso e SMS, sem valor mínimo de transferência, conexão 3G e Wi-Fi, aceita as principais bandeiras, gestão em tempo real, função Multilojista, recebimento todos os dias na sua Conta Conpay. (Com assessoria).

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