Inovação

Camila Farani destaca a força do digital durante a Feira do Empreendedor 2021

Atualizada em 28/10/2021 às 14:52
Por Redação

De acordo com a especialista, é preciso investir na multicanalidade, usufruindo das estratégias digitais somadas ao atendimento e eficiência presencial 


A investidora-anjo, empreendedora, consultora de negócios e jurada do Shark Tank Brasil, Camila Farani, abriu o ciclo de painéis, na tarde do último dia da Feira do Empreendedor 2021. Com a palestra “Você é ponto com ou ponto fora?”, Camila aprofundou sobre a importância do digital para o crescimento das empresas. “A pandemia encurtou a transformação digital em cinco ou dez anos, o processo foi catapultado. Hoje, para crescer, você precisa estar nas redes sociais”, sinalizou.


A investidora-anjo, empreendedora, consultora de negócios e jurada do Shark Tank Brasil, Camila Farani, abriu o ciclo de painéis, na tarde do último dia da Feira do Empreendedor 2021. Com a palestra “Você é ponto com ou ponto fora?”, Camila aprofundou sobre a importância do digital para o crescimento das empresas. “A pandemia encurtou a transformação digital em cinco ou dez anos, o processo foi catapultado. Hoje, para crescer, você precisa estar nas redes sociais”, sinalizou. 


A empreendedora relembrou que em 2019, antes da pandemia, o Brasil já passava por um processo de digitalização dos negócios, com alguns empresários migrando para o marketing digital. “Quando a pandemia estourou, quem já fazia investimentos nesse sentido, viu seus resultados crescerem muito. Pesquisas apontam que as receitas das empresas que vendiam online cresceram pelo menos 20%, mesmo com a crise mundial”, declarou. Camila destacou ainda o crescimento do e-commerce, que bateu recordes de crescimento em 2020, atingindo um total de R$ 53,4 bilhões em receita.  


Com todo o boom do digital, Farani pondera que é preciso trabalhar a multicanalidade, usando as ferramentas digitais, sem esquecer de oferecer uma boa experiência presencialmente. “O digital veio para ficar, mas não vai acabar com o físico”, diz. Segundo a especialista, é possível unir os benefícios dos dois canais de venda – presencial e online -, construindo processos de compra junto ao cliente. “Use as redes sociais ao seu favor, conte histórias sobre seu produto, preocupe-se com a entrega efetiva. Um canal pode complementar o outro”, observa. 


Conveniência, comodidade e eficiência - Segundo Camila Farani, para vender é preciso saber o que o cliente busca. Ela apresentou números que mostram sobre os anseios dos consumidores brasileiros. “Você, sua tia e todos os seus amigos passam grande parte do dia no celular. Oito em cada dez pessoas pesquisam no Google antes de fazer uma compra. Então eu te pergunto: como está seu produto/serviço nessa plataforma? Como suas redes sociais apresentam a sua solução? Você gera interesse online?”, provocou.  


Farani incentivou os participantes da Feira a não pensarem apenas em vendas quando forem gerar conteúdo para as redes sociais. “Seja consultivo, provocativo, conheça seu público”, indicou. Ela diz que é possível alcançar conveniência, comodidade e eficiência tornando o próprio cliente parte do processo. “Anúncios, enquetes, posts patrocinados, vídeos, fotos bonitas, tudo isso são formas de gerar interesse. Não deixem de investir no digital”, reforçou. (Com assessoria).

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas