Inovação

Artesão de velas aromáticas investe no sonho e na internet

Atualizada em 19/03/2022 às 10:58
Por Redação

Depois de ter sido demitido, devido a pandemia, Flávio Soares viu a oportunidade de se reerguer e fazer o que sempre gostou


Isabelle Vasconcelos
Especial para Ideia Positiva


Por formação, Flávio Soares é matemático com pós-graduação em gestão e planejamento do ensino e educação. Depois de ter sido demitido do cargo como professor, por causa da pandemia do novo coronavírus, ele percebeu que esse era o momento de colocar um antigo sonho em prática: a produção de velas aromáticas e aromáticas. O apoio entre os amigos já era garantido, então ele resolveu seguir em frente e trabalhar com o que sempre gostou, mas nunca tinha visto como negócio. 


“Em 2004, eu fiz um curso de velas decorativas pela ONG Apoporã e lá me destaquei. Então, fui convidado para ministrar oficinas de velas artesanais pelo projeto ‘Caminhos do Frio’. Passei três anos consecutivos ministrando as oficinas, depois fui chamado para associar as velas junto com a natureza. Foi aí que me apaixonei pelas descobertas dessa junção. Ministrei uma oficina no Jardim Botânico de João Pessoa e no bairro de Mangabeira. Nessa minha descoberta, fui me aprimorando cada vez mais”, conta o empreendedor.

As mudanças provocadas pela disseminação da Covid-19 levaram muitos setores a se adaptar. Isso para manter vivo o negócio, o comércio, uma marca. Dessa forma, a internet se colocou como grande aliada, principalmente para iniciar um projeto que possa alcançar novas pessoas e potenciais clientes. 


Tendo em vista que iria seguir em frente com o plano, o recém empreendedor, Flávio Soares, montou sua equipe para, justamente, se adequar ao mundo virtual. Ele é o responsável pela produção manual das velas; Annie Róiz fica encarregada pelo design dos produtos; Marcos Túlio e Adriano Terrazan, ambos da área de TI (Tecnologia da Informação), são responsáveis pela criação e manutenção do site, além de cuidarem das redes sociais; Cris Tavares é a fotógrafa que faz as fotos de divulgação; e Josilda Lima é a costureira que produz as ecobags da marca. Com todo esse time para dar suporte e fazer o projeto dar certo, Flávio expande o alcance do seu talento. 


Destalhe da Ecobag usada pela marca.
Foto: Cris Tavares


“Sempre que um amigo ou amiga me chamava para um jantar na casa deles eu não sabia muito bem o que levar para presentear, então fazia velas decorativas e aromatizadas para a noite do jantar e acabava sendo uma decoração para a casa. Mas, eu nunca falava que era eu que fazia, até que um dia uma amiga descobriu e falou para todos” lembra Flávio.

Atualmente, o Ateliê Flávio Soares está 80% online e, por meio do site https://atelieflaviosoares.com.br/, é possível ver os produtos e saber os preços das velas, o tipo de material utilizado em cada uma, conhecer as ecobags sustentáveis, além de ter garantia de entrega para todo o País.


Foto: Cris Tavares


“A ideia principal foi levar ao público um conceito de decoração, automatização e satisfação em um único produto. Nós trabalhamos a aromaterapia para cuidar do corpo e da mente de nossos clientes. Trabalhamos, também, com o vernacular nas escolhas dos materiais das velas para valorizar nossa cultura e ambiente; e escolhemos a ecobag como forma de mostrar os nossos princípios em prol da saúde do planeta e do consumo consciente” disse.


Acesse e conheça o ateliê virtual: https://atelieflaviosoares.com.br/



Edição de texto: Richelle Bezerra
Foto destaque: Cris Tavares

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas