Ideias Positivas

Voluntários se juntam para distribuir alimentos durante Pandemia

Atualizada em 11/04/2020 às 08:40
Por Josi

Restaurante vegano está distribuindo, diariamente, refeições e mantimentos para moradores de rua de João Pessoa.

Um grupo de ativistas veganos, voluntários do Instituto Animalista da Paraíba, o Harpias, que luta pelos direitos animais desde 2009, na Paraíba, está realizando uma ação beneficente neste período de Pandemia do novo coronavírus. O grupo disponibilizou os dados de uma conta bancária aos que quiserem e puderem ajudar, doando qualquer valor. Além disso, cada pedido enviado ao delivery do restaurante Ogrão, resulta em refeições para moradores de rua.

A Harpias é uma ONG com reconhecimento de utilidade pública, cujo trabalho é independente, com foco em educação e justiça pelos animais. Uma das formas pelas quais viabilizam esse trabalho é com dois negócios sociais que a equipe gerencia: um deles é a @escolanativa, primeira escola de educação vegana da América Latina; o outro é o restaurante ético Ogrão, que tem como responsável o contador (de formação) e Chef de cozinha (por profissão), Lutemberg da Silva Gonzaga Ferreira.

“Estamos nessa campanha há uma semana. Distribuímos, diariamente, refeições, kits com mantimentos e material de higiene pessoal, e comida. Ainda não paramos para contabilizar a quantidade de pessoas que conseguimos atingir, mas é uma escala crescente”, contou, reforçando também a participação dos integrantes da ONG neste trabalho. “A presidente do Instituto Harpias e diretora da Escola Nativa, Lindally Gonzaga, está conosco no voluntariado de rua, coordenando as ações”.

O restaurante Ogrão tem como filosofia de trabalho oferecer comida vegana acessível para as pessoas.

“Queremos desconstruir padrões preconceituosos, ou seja, cativar mais adeptos ao movimento que antes de tudo, se caracteriza como um movimento político por justiça social”, disse Lutemberg.

Segundo ele, por esse motivo, o trabalho se estende também ao amparo das vítimas sociais mais vulneráveis, que é a população em situação de rua e as comunidades carentes.

Moradores de rua beneficiados com as refeições distribuídas pelos voluntários.

“Ainda somos poucas pessoas envolvidas nesse trabalho, pois, mesmo com o acesso à informação, embora em crescente adesão por questões de saúde e meio ambiente, o veganismo vem sendo erroneamente distorcido como "estilo de vida" de um grupo elitizado, o que não condiz com o veganismo que acreditamos e praticamos que é essencialmente político e combativo”, reafirmou.

As ações são diárias e acontecem em diferentes pontos da cidade de João Pessoa.

“Além de estarmos recebendo doações de mantimentos e material de higiene pessoal para preparar kits e cestas básicas, disponibilizamos uma conta para quem quiser e puder ajudar doando qualquer valor. Além disso, cada pedido enviado em nosso delivery custeia refeições para as pessoas em situação de rua”, disse.

De acordo com Lutemberg, com o aumento da demanda, ou seja, mais pessoas e animais famintos nas ruas e comunidades, e o pouco número de voluntários, devido a necessidade do isolamento social, levaram a uma pausa no serviço de delivery para focar nas ações de enfrentamento à fome, subsidiados pelas doações.

“No momento estamos priorizando o trabalho voluntário devido ao estado de emergência social. Pretendemos voltar com o serviço de delivery assim que possível. Nosso trabalho pode ser acompanhado através do Instagram @ograojp no destaque 40enaRua”, completou.

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas