Ideias Positivas

São João: empreendedores apostam em delivery de milho verde para se destacar no mercado da PB

Atualizada em 25/05/2021 às 14:36
Por Redação

Empreendimento familiar conta até com canal no YouTube oferecendo dicas de solo e plantio para o público interessado 


A agricultura familiar é uma atividade que faz parte da base financeira de muitas famílias brasileiras. No Brasil, a atividade envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar a renda de 70% dos brasileiros que vivem no campo, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além disso, de acordo com a ONU, estima-se que 80% da comida do planeta é derivada deste tipo de produção. 


Na Paraíba, mais especificamente na zona rural do município de Pedras de Fogo, os agricultores do Sítio Campo Verde, Raimundo Miguel da Silva, Ana Helena da Silva, Alisson da Silva Almeida, Gerald Luiz da Silva, Jocelio da Silva Dias e Rafael Miguel da Silva, encontraram uma alternativa para que os produtos plantados por eles possam chegar ao consumidor de forma rápida e mais “em conta”. Trata-se do delivery de milho verde.






“Nós, produtores rurais da agricultura familiar, temos um grande desafio na nossa profissão que é o escoamento da produção. A maioria fica refém dos “atravessadores”, que são pessoas que compram nossa produção, na maioria das vezes, por um preço bem abaixo do mercado e monopolizam a compra, ficando assim inviável para quem produz. No ano passado, devido a isso, e bem no auge da pandemia, com as pessoas estavam isoladas, veio a ideia de fazer essa ligação do campo à cidade, do produtor ao consumidor final, de uma forma que todos pudessem sair ganhando. As pessoas compram um produto fresco, de qualidade, a um preço acessível... E o pequeno produtor vai conseguir um valor justo pela sua produção”, afirmou Rafael Miguel da Silva, um dos produtores do sítio Campo Verde.


Ele sempre teve vontade de ser dono de um negócio próprio. Para isso, teve que aprender e ter experiências em diversos ramos, dos mais variados, para que, quando percebesse o melhor momento, pudesse fazer o que sempre quis. Para isso, precisou “largar tudo” e dar início a uma nova fase, desta vez, no campo, de forma um diferente. 


"Já trabalhei como designer gráfico, vendedor, representante comercial, mas nunca estava satisfeito. Eu sabia que precisava buscar algo que não visse apenas como um trabalho, mas sim como um objetivo de vida. Foi quando eu larguei tudo e “voltei pra roça”. Mas, com objetivos muito além de apenas planta. Queria mais qualidade de vida, preservando a natureza, disponibilizando alimentos saudáveis e naturais às pessoas e oferecendo turismo rural à população das cidades. Acredito que essa vivência, o contato com o meio ambiente, é muito importante para nós e precisamos resgatar isso de certa forma”, ressaltou.


Neste período de pandemia, segundo Rafael, o Sítio Campo Verde não teve momentos difíceis ou sofreu grandes perdas ou danos, por se tratar do setor alimentício. Mas, a ideia de implantar o serviço de delivery de milho verde melhorou ainda mais o negócio. “Tivemos uma surpresa no ano passado quando lançamos nossa primeira campanha de delivery de milho verde nas redes sociais. Não imaginávamos que tanta gente iria se interessar pelos nossos produtos e serviços, até porque se tratava de algo novo. Eu, particularmente, não tinha visto ninguém fazendo isso antes, mas foi uma experiência muito boa, tanto que estamos repetindo esse ano e com uma produção duas vezes maior do que a do ano passado. Em breve, vamos poder oferecer outros produtos do nosso sítio”, disse o agricultor Rafael. 


Redes Sociais e YouTube


As redes sociais têm uma importância grande para ajudar no crescimento e visibilidade dos produtos do Sítio Campo Verde. Também criaram um canal no YouTube, chamado “Campo Verde Orgânicos”, para mostrar o dia a dia da produção no sítio e passar dicas sobre o solo e o plantio para quem se interessa pelo assunto.


No sítio, as frutas, verduras e muitos outros produtos oferecidos são: mamão havaí, coco verde, manga tommy, banana prata e pacovan, feijão verde, batata doce e mandioca. Lá, também se trabalha com mudas de árvores frutíferas, porém nem sempre todas essas opções estão disponíveis, pois o desafio é escalonar essa diversidade para poder ter todos esses produtos e muitos outros o ano todo.


Para o futuro, não tão distante, os idealizadores do sítio Campo verde já fazem planos para expandir o projeto. “Estamos sempre buscando melhorar nossos produtos e serviços para evoluirmos. Talvez, no próximo ano, possamos oferecer comida de milho e, em breve, aumentar a diversidade das nossas mercadorias para poder oferecer cada vez mais variedades de frutas, verduras, legumes, ervas frescas para fitoterapia, além de produtos artesanais como geleias, pães de fermentação natural, entre outros”, afirmou.


Siga o Sítio Campo Verde nas redes sociais: https://www.instagram.com/sitiocampoverdepb/.


E no YouTube também: https://www.youtube.com/channel/UCsFEZUJZ9xMfc0Spchyb1lw


Foto: Arquivo pessoal da família.


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