Ideias Positivas

Retrospectiva: eles mostraram que fé e foco foram essenciais para superar dificuldades de 2020

Atualizada em 30/12/2021 às 07:35
Por Redação

O “Ideia Positiva” reuniu, neste ano, histórias de pessoas que se transformaram em fonte de inspiração e conseguiram traçar novos caminhos


Apesar das dificuldades registradas em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, alguns empreendedores e empresários mostraram que fé, foco e perseverança são fundamentais para superar desafios. O “Ideia Positiva” reuniu histórias de pessoas que conseguiram colocar projetos antigos em prática, que descobriram talentos durante um período tão complicado ou que mantiveram seus negócios com adaptabilidade. Gente que conseguiu dar um novo significado à vida por meio de apoio, alternativas e novos caminhos.


Entre as histórias, mostramos o exemplo de Olyta Wintona, estudante africana que abriu seu negócio em João Pessoa para vender comidas típicas do seu continente. Ao chegar à capital para estudar medicina na UFPB, ela constatou que não havia nenhum lugar que vendesse comidas africanas e isso despertou o sentimento de empreender. A ideia era fazer com que os pratos africanos ganhassem mais conhecimento e adesão do público. Assim, surgiu a Áfri Lanches, que já registra aumento do número de pedidos e encomendas. O objetivo de Olyta é expandir seu empreendimento e, assim, levar a gastronomia africana para um patamar ainda maior.


Também conhecemos a história da maquiadora Sayuri Matsubara, que despertou o interesse em fazer artesanato, mais especificamente a produção de cachepôs, para ter uma renda extra durante a quarentena. Por ser maquiadora, Sayuri acabou tendo que parar com os trabalhos presenciais devido a pandemia, passou a fazer tutoriais no seu Instagram sobre maquiagens e decidiu também aprender a fazer os crochês. A partir daí, Sayuri investiu tempo e dinheiro para vender suas obras no Instagram e fazer com que a marca ficasse conhecida. Hoje, o Verdinho é um negócio que só cresce e é motivo de orgulho para a empreendedora, que se divide com a função de maquiadora.


Outro empreendimento que deu certo, e teve a história registrada pelo “Ideia Positiva”, foi a de uma mãe, desempregada, que acreditou no talento da filha e resolveu apostar todas as fichas para abrir uma doceria. O sucesso com a venda dos doces por delivery foi tão grande que Regilene e Jessyca resolveram dar um passo a mais no negócio ao optarem por ter um espaço físico. Com a ajuda das redes sociais, as duas intensificaram a divulgação do “Hora Doce”, que acabou tendo bons resultados e se tornou a principal fonte de renda das duas. Elas, inclusive, pretendem fazer graduação na área e terminar o curso de gastronomia juntas. 


Giorggio Abrantes é outro empreendedor que nos inspirou neste ano. Gari, na cidade de Aparecida, sertão da Paraíba, também trabalha com a produção de vassouras e varais de roupas sustentáveis, tudo feito à base de plástico de garrafas pet. No seu canal do Youtube, ele passa dicas importantes para o uso de materiais recicláveis que podem servir de grande utilidade no dia a dia. Apesar do otimismo atual, Giorggio passou por dificuldades com o alcoolismo no passado e a oportunidade de ir para uma clínica de reabilitação despertou seus conhecimentos para o artesanato. Com a ajuda de uma vaquinha online, ele conseguiu dinheiro para montar sua oficina de trabalho e fazer crescer o seu empreendimento. 


Ainda tivemos a oportunidade de registrar a história de Marcos de Oliveira, que presta serviços gratuitos de consultoria (através de sua empresa: a Mz Consultoria Treinamentos em Gestão) para pessoas que trabalham informalmente em casa ou nas ruas de João Pessoa. A iniciativa surgiu como forma de incentivo para que essas pessoas possam olhar o trabalho de maneira mais empreendedora e despertem para a necessidade de se formalizarem (seja vendendo água, lanches, trufas, frutas, doces etc.).


“É uma forma de oferecer ajuda e passar conhecimento para outras pessoas crescerem e aprenderem técnicas que podem ser aplicadas no negócio e virar um diferencial”, disse.

E, assim como esses cinco empreendedores, vários outros tiveram seus exemplos compartilhados no "Ideia Positiva". Que a perseverança e determinação de todos eles sirvam de norte para 2021 e que o novo ano venha com melhores perspectivas.


Texto: Richelle Bezerra e Isabelle Vasconcelos.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas