Ideias Positivas

Retrospectiva 2019

Atualizada em 21/08/2021 às 09:32
Por Redação

Conheça as dez histórias mais acessadas no Portal Ideia Positiva Online.


Em 27 de julho de 2019 entrou no ar o Ideia Positiva Online. O portal é mais do que um espaço para dar visibilidade a histórias de empreendedorismo, mas instrumento de inspiração e identificação para todos que acessam cada case de sucesso que contamos. E em agradecimento a todos que participaram desses primeiros passos dados até aqui, queremos homenageá-los destacando as 10 histórias mais visualizadas no portal.


Conheça mais de cada história


1. Da mesa entre amigos para as prateleiras do mercado


A primeira história mais buscada pelos internautas foi a da paulista Ana Carolina Matavelli. Entre doses de vinhos, sorrisos e boas conversas nasceu um novo e saboroso negócio. Incentivada pelos amigos que degustavam as receitas com o seu molho de tomate, Ana Carolina Matavelli decidiu fazer desse diferencial caseiro o carro-chefe do seu empreendimento. A conhecida divulgação boca a boca foi o pontapé inicial nos primeiros passos desse investimento da paulista, que há nove anos escolheu a capital paraibana para viver. Carol é formada em Direito e, em 2010, largou o trabalho numa Secretaria de Governo, em Brasília, para desbravar novas oportunidades. 

Ana Carolina Matavelli e sua produção de molhos 100% artesanal

2. Documentário: “O Iluminado”


Um dos documentários que apresentamos no portal conta a história de Warney Jhonatan. Ele nunca imaginou que, um dia, seria reconhecido como uma referência em sua área de atuação. Filho de família simples, desenvolveu, desde a infância, a vontade de empreender. Queria ter o seu próprio dinheiro e complementar a renda de casa. Pegou frete, fabricou doces… Mas, um detalhe importante é que, paralelamente a isso, Jhonatan nunca deixou de estudar. Sabia que a educação faria diferença em sua vida. E fez.


Warney Jhonatan, de auxiliar de serviços gerais a empresário

3. “O adulto criativo é a criança que sobreviveu”


No início do mês de outubro o evento Sebrae Pró Bussines, realizado na praça do povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, reuniu milhares de pessoas de olho nos conteúdos oferecidos pelos palestrantes. Entre eles o professor de criatividade e ex-comediante de stand-up, Murilo Gun. Sem negar seu talento para a comédia, ele manteve o clima descontraído dos demais colegas, ao mesmo tempo em que provocou reflexões descrevendo situações do cotidiano, que interferem no processo de “crescimento criativo” do ser humano, estimulado a se desfazer da criatividade com que nasce, para só resgatá-la anos mais tarde, quando está no universo competitivo. O palestrante apresentou, ainda, ponderações ao público sobre possíveis bloqueios à criatividade (na época da infância) e frisou: “o adulto criativo é a criança que sobreviveu”.

Público na palestra no Sebrae Probusiness

4. Jornalista e estudante de Engenharia decidem investir no ramo da beleza e abrem, em João Pessoa, maior franquia especializada em esmaltes do país


Entre as histórias mais acessadas está do casal, estudante de engenharia, Alyson Lira Nascimento e da jornalista, Camila Alves Nascimento. Casados há seis anos, são os mais novos franqueados da Loucas por esmaltes. Uma franquia, iniciada há mais de dez anos, no Estado de São Paulo, e que será a primeira e única unidade, até o momento, na Paraíba. As portas da loja foram abertas ao público no último dia 4 dezembro, à rua Princesa Isabel, Centro, em João Pessoa, e nos preparativos para a inauguração esteve esta reportagem com o casal.

Alyson e Camila nos preparativos para a abertura da loja

5. Nerds empreendedores


Apaixonados por filmes, desenhos e histórias em quadrinhos, Ícaro Matheus Nóbrega Santiago, de 24 anos, e Gabriela Dias de Oliveira, de 25, nunca imaginaram que poderiam se dar tão bem investindo, comercialmente, no mundo geek (nome dado aos fãs de tecnologia, eletrônica, jogos e afins). “Nós já gostávamos da área, mas não pensávamos em empreender com ela. Percebemos uma demanda de mercado e decidimos apostar nisso”, declarou Ícaro. Eles criam produtos personalizados, principalmente luminárias, chaveiros e quadros. No início foram três pedidos… Hoje, esse número chega a 200 num único mês.

Ícaro e Gabriela expondo seus personalizados

6. Paraibana se destaca na moda dos EUA


Uma nordestina vem se destacando no mercado da moda nos Estados Unidos. Mércia Brito Braga, de 53 anos, é natural de João Pessoa, mas mora em Nova Iorque há mais de duas décadas. Artesã, desde a infância, produzia algumas peças, apenas como hobby, e mantinha um sonho adormecido: profissionalizar o negócio. Há quatro anos se graduou em Fashion Design, passou a divulgar os produtos nas redes sociais e vem se surpreendendo com os resultados. Ela participa de eventos, concursos, desfiles…Chegou a mostrar suas peças em Paris, recebeu prêmios por divulgar a cultura brasileira no exterior e, hoje, sente-se realizada. Mércia é dona da Nordeste Couture (@nordestecouture).

A paraibana ao centro (sem óculos) ao lado das modelos com as blusas criadas por ela

7. Idosos Ativos e Empreendedores (Reportagem Especial)


Contamos também histórias de pessoas que decidiram empreender depois da aposentadoria. Apresentamos a força de vontade e determinação da artesã Fátima Mendonça e do empresário Jovani Paulo Neto. Ambos despertaram para o empreendedorismo ao final das carreiras como funcionária pública e como operador do direito. A reportagem é especial contada aqui e está entre as mais acessadas do portal.


Jovani Paulo Neto em entrevista para a reportagem especial

8. Empreendedor cria a própria escola para solucionar problema comum a milhares de pessoas


O que você faria se precisasse resolver um problema e não encontrasse a solução da maneira como você gostaria? Vamos dizer que você estivesse com o celular quebrado, procurasse assistência técnica e, depois de entrar em diversas lojas, voltasse para casa com o aparelho do mesmo jeito. Faltou atendimento adequado e serviço especializado. O que você faria? Foi o que aconteceu com o farmacêutico André Peçanha, que na época estava desempregado. E foi como surgiu a Super Choque, a primeira escola voltada, exclusivamente, ao ensino de assistência técnica na Paraíba, nas áreas de elétrica, eletrônica e tecnologia.

Sala de aula da Super Choque

9. Conheça a história de um amante da vida saudável


Aqui também contamos histórias de superação física. Otávio Fritzberg nasceu com o chamado “pé torto” e precisava de cirurgia. Fez o procedimento e passou a viver normalmente, apesar da leve sequela. Relaxou tanto que não percebeu que, com o passar do tempo (já na adolescência e fase adulta), estava aumentando de peso, consideravelmente. Chegou a 100 quilos. Começou a sentir-se mal e andar com dificuldades… Era a consequência dos quilinhos a mais. “Ou você muda o seu estilo de vida ou vai ter sérias complicações lá na frente”, disse um médico especialista. Fritz, como é conhecido pela família e amigos, tomou a decisão que transformaria o seu caminho: ser adepto da vida saudável.

Otávio Fritzberg focado numa das suas atividades

10. Aos 41 anos, ela ficou desempregada e decidiu montar a própria empresa


O que fazer aos 41 anos, sem emprego e com dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho por causa da idade? Para se manter, Alkíria Rezende tentou vender de tudo… de cosméticos a planos de saúde. Aos poucos, as contas da casa iam sendo pagas. Mas, não era suficiente. Alkíria queria mais! A vontade da dona-de-casa era abrir a própria empresa e, como sempre gostou de cozinhar, queria investir na área de alimentos. Não sabia como, de que forma ou em quê apostar, especificamente. Foi quando, no início dos anos 2000, começou a estudar possibilidades. Ela não sabia, mas estava prestes a criar uma das mais importantes marcas de produtos originais, artesanais e naturais da capital da Paraíba.

Alkíria Rezende e sua produção de artesanal

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas