Ideias Positivas

"Receita gostosa não garante sucesso"

Atualizada em 06/11/2019 às 23:38
Por Josi

“Negócios à mesa”: receita gostosa não garante sucesso. É o que afirmou o especialista em gestão de restaurantes, Dennis Nakamura, em entrevista exclusiva ao Ideia Positiva Online. O engenheiro financista, natural de São Paulo e criador de uma ONG que ajudou mais de 2,5 mil pessoas, esteve neste fim de semana em Campina Grande. Na sua trajetória profissional, foi gestor de uma das maiores plataformas de e-commerce de casa e decoração do mundo e integrou a equipe comercial que colaborou para que o iFood alcançasse a marca de R$ 2 bilhões por ano.

Segundo ele, o principal erro que os restaurantes cometem é achar que aquela deliciosa receita da mamãe (ou da vovó) é o suficiente para ter sucesso. Nakamura diz que, na verdade, essa é apenas uma das etapas para crescer no ramo. “Os pilares de sustentação que garantem o sucesso do negócio são: atendimento, ambiente e produto (receita)”, afirmou. Dennis considera que os problemas existentes nos restaurantes brasileiros estão relacionados às deficiências no gerenciamento dos negócios e no serviço oferecido.

Orientações

Para quem está pensando em começar um negócio na área da alimentação, Dennis orienta pesquisar, ler, contratar empresas especializadas e saber quais as tendências de mercado no momento. “É muito mais fácil ganhar dinheiro com as tendências de longo prazo. Cuidado com as de curto prazo. Você nunca vai ter certeza se vai dar certo, mas minimiza as chances de dar errado fazendo uma pesquisa”, disse.

Para ele, é ainda mais importante se testar para saber se há preparação para enfrentar tudo que vai precisar para superar os desafios do ramo. “Não é um trabalho leve, é pesado”. E aconselha: “Pega dois, três meses da vida, e pede para trabalhar de graça num restaurante de algum conhecido para saber se aguenta o ritmo e consegue se adequar ao tipo de negócio que quer abrir. É mais econômico trabalhar de graça do que investir e depois ter que fechar”, explicou.

O que todos esperam do próprio negócio é que prospere, dê retorno financeiro, e para isso Dennis apontou uma única saída. “Só tem uma coisa que garante a saúde financeira no ramo alimentício: uma boa gestão. Você precisa saber a teoria do marketing, da administração, do financeiro, da operação. Tem que estudar para saber de tudo isso e aplicar esse conhecimento. É fazer como antigamente... anotar tudo, controlar entradas, saídas... E tem muitas ferramentas hoje em dia que ajudam nesses pontos”, afirmou.

Aceleradora Relp

Dennis é sócio-fundador da Aceleradora Relp, uma empresa criada para solucionar problemas relacionados à gestão de restaurantes no país. Ele conta com uma equipe especializada no desenvolvimento de novas ferramentas, que auxilia na organização financeira e administrativa, além de oferecer uma análise da performance do restaurante. “Visamos a solução de todos os pontos, os que estão indo bem, os que estão mal e como o dono do restaurante lida com tudo isso”, completou.        

"Negócios à mesa"

O especialista em negócios do ramo alimentício trouxe essas e muitas outras considerações para o ‘Negócios à mesa’, um ciclo de palestras que apontou estratégias que trazem sucesso aos empreendimentos no ramo da alimentação. O evento aconteceu dentro da programação do “Degustando o Brasil”, que acontece até este domingo (27), na praça de eventos do Partage Shopping, em Campina Grande. No local, uma cozinha de alto padrão foi montada para receber mais de 20 chefs e cozinheiros, que vão ensinar técnicas e receitas.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas