Ideias Positivas

Projeto desperta espírito empreendedor em alunos da Paraíba

Atualizada em 23/08/2021 às 16:34
Por Redação

Desafio Lourdinas de Empreendedorismo e Inovação foi um dos vencedores do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Inscrições para a edição deste ano já estão abertas 


Despertar o espírito empreendedor em adolescentes e ajudá-los a definir o futuro. Esse é um dos principais objetivos do Desafio Lourdinas de Empreendedorismo e Inovação, que acontece anualmente no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Campina Grande. Criado em 2016, o desafio surgiu da ideia de desenvolver nos alunos de ensino médio a cultura empreendedora. O projeto deu tão certo que, em 2019, veio o reconhecimento por meio do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O prêmio, criado para reconhecer iniciativas exitosas em todo o país, já está com inscrições abertas para a edição de 2021.  


Em Campina Grande, a edição vencedora do prêmio de 2019 foi a terceira do desafio realizado na escola, uma iniciativa do professor e supervisor de tecnologia e ensino da educação empreendedora, Vicente de Paulo Albuquerque. Durante o projeto, os alunos formaram 13 equipes com o objetivo de criar soluções inovadoras para um determinado problema do município ou região, tendo como norte a “Ciência para a Redução das Desigualdades”, da ONU.  


Entre as soluções desenvolvidas, surgiu a criação de um biscoito produzido com casca de banana, para que as produtoras do doce da fruta aproveitassem também a casca e lucrassem com isso. “O produto deu tão certo que chegou a ser vendido em mercados de Campina Grande e de cidades vizinhas”, comemorou Vicente. 


De acordo com o professor, ter vencido a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora já tinha sido uma grande surpresa e alegria para todos os envolvidos, que não esperavam o reconhecimento nacional, bastante comemorado por todos. “A repercussão dessa vitória foi muita boa para o desenvolvimento e crescimento desse projeto. Os alunos se sentiram verdadeiros empreendedores, sendo reconhecidos e vendendo os seus produtos. Isso fez com que eles se envolvessem ainda mais com o projeto”, afirmou Vicente. 


Além do biscoito, outros projetos foram desenvolvidos ao longo da existência do desafio, entre eles um sistema que auxilia deficientes visuais a localizarem obstáculos à sua frente; a criação de um aplicativo que avisa o SAMU sobre acidentes, que chegou a ser apresentado à prefeitura de Campina Grande; uma solução para ser colocada em vasos que permite a produção de energia capaz de carregar celulares; e a criação de uma teia com capacidade para ampliar a coleta de água no semiárido. 


“Os alunos usam a ciência que aprendem no ensino médio e se integram ao projeto, que é bastante trabalhoso e exige dedicação dos estudantes. Alguns dos produtos, inclusive, já entraram com pedido de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)”, acrescentou o professor.  


Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 


O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é realizado em parceria com o Ministério da Educação e parceiros técnicos. Na edição deste ano, o Prêmio vai reconhecer iniciativas de educadores de instituições de ensino fundamental, médio, profissionalizante ou superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. 


A premiação já está com inscrições abertas e os professores interessados podem acessar o site do Prêmio (https://premiosebrae.prosas.com.br/) para conferir detalhes do regulamento e do formulário de inscrição. As inscrições seguem até o dia 10 de setembro. Poderão participar projetos implementados entre maio de 2019 e junho de 2021. 


Entre os critérios de avaliação, estão a criatividade, inovação, uso de metodologias ativas para resolver problemas reais, promoção do protagonismo dos estudantes e impacto na realidade das instituições de ensino e na comunidade.  


Assim como na edição anterior, o Prêmio terá uma etapa estadual e outra nacional. Serão premiados os três melhores projetos, com troféus Ouro, Prata e Bronze, sendo que o primeiro colocado em cada categoria seguirá para a fase nacional. Uma novidade desta edição é a participação de um Júri Popular que será responsável por escolher a melhor prática. Os vencedores da etapa nacional também serão convidados para participar de uma missão técnica. 


“O Sebrae entende a importância de, através do prêmio, identificar e reconhecer as melhores práticas dos professores, uma vez que eles estão formando uma nova cultura empreendedora nas escolas, fazendo com que os estudantes tenham um novo olhar para o mercado de trabalho e, também, tenham a cultura empreendedora implementada em seu dia a dia. Esse trabalho, com certeza, fará uma diferença significativa no futuro desses jovens enquanto profissionais e como pessoas, para que eles possam fazer a diferença na sua vida e na da comunidade em que estão inseridos”, ressaltou a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros. (Com assessoria).

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas