Ideias Positivas

Paraibana se destaca na moda dos EUA

Atualizada em 26/07/2021 às 19:21
Por Richelle Bezerra

Mércia Brito Braga participa de eventos, concursos, desfiles…Chegou a mostrar suas peças em Paris, recebeu prêmios por divulgar a cultura brasileira no exterior e, hoje, sente-se realizada


Uma nordestina vem se destacando no mercado da moda nos Estados Unidos. Mércia Brito Braga, de 53 anos, é natural de João Pessoa, mas mora em Nova Iorque há mais de duas décadas. Artesã, desde a infância, produzia algumas peças, apenas como hobby, e mantinha um sonho adormecido: profissionalizar o negócio. Há quatro anos se graduou em Fashion Design, passou a divulgar os produtos nas redes sociais e vem se surpreendendo com os resultados. Ela participa de eventos, concursos, desfiles…Chegou a mostrar suas peças em Paris, recebeu prêmios por divulgar a cultura brasileira no exterior e, hoje, sente-se realizada. Mércia é dona da Nordeste Couture (@nordestecouture).




Ela conta que o melhor momento da fase inicial do negócio surgiu no momento de uma ideia referente a um grupo de apoio ao combate do câncer de mama. “Faço parte da equipe como voluntária e, para a realização de um evento beneficente, sugeri produzir umas peças no intuito de vender e reverter o valor como doação para a causa”, destaca a empreendedora ao mencionar o primeiro show de exibição das peças de renda de filé, uma espécie de bordado que é sua especialidade. Era o surgimento da Nordeste Couture.

Hoje, Mércia concentra esforços no design dos produtos. Desenha, põe no papel as ideias e encaminha para a equipe executar. A maior parte das artesãs é terceirizada. “Eu sempre fui estrategista, procurando a melhor forma de produzir e divulgar os produtos”, falou ela, que participou do Nova Iorque Fashion Week no ano passado. Também foi em 2018 que ela desembarcou em Paris para expor as suas peças. “Importante destacar que, igualmente, exponho nas galerias de arte e tudo isso tem gerado uma repercussão muito positiva”.

A empreendedora recebeu um prêmio concedido a brasileiros notáveis, que divulgam a cultura do País nos EUA. No Brazilian Day, foi convidada para mostrar a sua arte. E onde há um evento destinado a empreendedores brasileiros no país americano…a Nordeste Couture é convidada. Nesta semana, A paraibana estará embarcando para Londres, onde apresentará uma coleção de sete peças.


Dificuldades?



“A dificuldade do empreendedorismo, na minha opinião, está no enfrentamento à concorrência! Hoje, tudo é online…É tudo muito rápido. Você tem que se destacar de alguma forma. Esse é o grande desafio”, ressaltou.


Parceria no Brasil


Como empreendedora antenada e focada nas estratégias de marketing e comunicação, Mércia procura se conectar com pessoas fundamentais para o crescimento e expansão do negócio.

Assim aconteceu no Brasil, depois de ela passar um bom tempo analisando as artesãs que apareceram para trabalhar com a produção. “Formar equipe não é uma tarefa fácil, mas encontrei uma profissional super dedicada, que tem produzido e me ajudado a vender as peças em João Pessoa”, explicou. Mércia manda os desenhos por email e a artesã as executa.

No próximo ano, Mércia quer ampliar o negócio. Quer encontrar outras pessoas dispostas a produzir as peças, que, a partir de janeiro, serão expostas em eventos destinados apenas para americanos. “Continuarei expondo e vendendo para a comunidade brasileira nos Estados Unidos, também para os brasileiros no meu país de origem, mas vou focar nos desfiles e exposições específicos para nativos”, revelou.

“Quero crescer, destacando a cultura do meu Nordeste”, finalizou.


Gostou da história? Tem algum "case" para compartilhar com a gente? Entre em contato com a nossa equipe: contato@ideiapositivaonline.com

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas