Ideias Positivas

Organizar por profissão

Atualizada em 05/08/2021 às 09:22
Por Josi

Mesmo se considerando tímida, Micheline foi além das próprias expectativas e transformou uma inclinação natural em trabalho profissional e superação de limites.


Com mais de 37 mil seguidores nas redes sociais, a profissional especializada em organização de ambientes Micheline Silva viu sua vida ser conduzida através da aptidão desenvolvida, naturalmente, para a limpeza e organização. Desde pequena, ela gostava dessa tarefa, que a acompanhou por onde passou, ao longo dos anos. Antes de iniciar em qualquer trabalho, fazia questão de estruturar tudo de forma que facilitasse seu desempenho e contribuísse também para todos ao seu redor.


O que é Personal Organizer?


É um termo em inglês (personal = pessoal e organizer = organização) que reflete o que faz uma pessoa que trabalha para trazer soluções de otimização e organização. Ela usa técnicas, consegue enxergar e indicar soluções para a casa e a vida em geral, deixando assim tudo mais prático e funcional. É o que faz Micheline há pouco mais de 2 anos. Nesse tempo, ela já acumula um vasto número de clientes e seguidores nas redes sociais.

“Eu nem gostava de aparecer na internet, me sentia envergonhada, sou tímida. Mas esse foi o meio que encontrei para divulgar e obter um maior alcance do meu trabalho, até porque o personal organizer em João Pessoa ainda é pouco conhecido”, comentou.  


Natural de Campina Grande, Micheline tem seis irmãos, fruto da união de um taxista aposentado e uma professora, assistente social. Formada em marketing e gestão financeira em controladoria e finanças, ela já trabalhou como promotora de vendas, em supermercado, com telefonia celular e foi gerente geral em uma loja de móveis planejados. Foi nesse último emprego, onde decidiu iniciar o seu próprio negócio.


Quando percebeu que organizar os espaços por onde passava era algo que a oferecia prazer e satisfação pessoal, além de proporcionar elogios de quem via o capricho com que montava e limpava cada local, Micheline percebeu, nessa aptidão natural, a possibilidade de transformá-la em sua principal atividade profissional.

“Trabalhei muitos anos em empresas privadas e, quando começava num setor, a primeira coisa que fazia era organizar aquele espaço. Sempre me sentia bem fazendo isso, mas nem passava pela minha cabeça que aquilo seria uma profissão”, contou.


A profissionalização


Em 2016, a empresa em que trabalhava fechou e nesse processo de desligamento passou a trabalhar em casa. Foi quando Micheline descobriu, através da internet, que o que fazia, de vez em quando, era uma profissão. Fez um curso de personal organizer em São Paulo e, no início de 2017, começou a trabalhar em definitivo com o que mais gostava de fazer no seu dia a dia.


“Antes de começar, treinava várias vezes em casa para saber o tempo que levava. Então, organizava várias vezes o mesmo espaço, colocava e tirava, até adquirir segurança. Dobrei muita calcinha pra testar (risos)”, revelou de forma bem-humorada.  


Após anos trabalhando para empresas privadas, Micheline decidiu seguir o dom. Começou fechando contratos na casa de parentes, amigos... divulgando e treinando em casa. A internet surgiu como uma oportunidade de ampliar a divulgação do seu trabalho e promoveu uma grande visibilidade ao serviço que presta hoje aos seus clientes.

No seu perfil @michelinesilva.organizer, a profissional dá várias dicas para facilitar a rotina diária da casa, além de mostrar o resultado de visitas a estabelecimentos, mostrando utensílios que usa e o que indica para cada organização. Ela também mostra como faz e o que usa em sua casa, e recebe muitos feedbacks positivos. “É muito gratificante o retorno que tenho das pessoas, dizendo como eu as ajudei com as dicas que dou. Isso é muito bom”, disse.



Micheline se considera uma pessoa muito tímida e que o mais desafiador, além de aparecer nas redes sociais, gravar vídeos... foi proferir palestras. Era algo que, segundo ela, estava totalmente fora do seu alcance. Atualmente, ela é convidada para palestrar sobre o tema, e já fez isso para plateias de mais de mil pessoas.


“Eu acho que quando você se propõe a fazer bem o seu trabalho, Deus põe sua mão e te leva aonde você nem imagina”, ponderou.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas