Ideias Positivas

O dom de cozinhar

Atualizada em 26/07/2021 às 19:11
Por Richelle Bezerra

Como fazer da sua habilidade com a comida um negócio lucrativo


Anacaroline Rosas é pedagoga de formação, mas tem como principal atividade a produção de comida. São diversos tipos... De simples tapiocas a almoços mais elaborados ou encomendas para eventos. A empreendedora está nesse caminho há três anos, depois que parentes e amigos a incentivaram. “Eu sempre gostei de cozinhar e decidi fazer desse prazer o meu estilo de vida, a minha fonte de renda”, conta a jovem, que se inspirou no talento da mãe.


Caroline explica que sempre acompanhou a mãe nos cursos e eventos dos quais ela participava. “Ela é professora de culinária e chef de cozinha. Sempre teve contato com muita gente e até viajava para promover a troca de conhecimento”, disse. “E eu sempre estava por perto. Admirava e queria, um dia, fazer algo parecido”.

Caroline é de religião de matriz africana e já atuava como uma espécie de “mãe das comidas”, atendendo aos irmãos e à comunidade. Certo dia, em 2016, quando se mostrava bem preocupada, com a necessidade de complementar a renda, ouviu de algumas pessoas a sugestão que mudaria a sua vida: “Por que você não aproveita esse dom de cozinhar - e a sua história com as comidas - para fazer disso a sua principal atividade?”.


Foi assim que surgiu o Tempero de Yayá (@temperodeyaya), a empresa de Anacaroline. O nome remete à satisfação de saborear uma comida caseira e faz uma associação à religião da empreendedora. Numa tradução rápida seria algo do tipo “Tempero de Mãe”, como se todos fossem uma grande família.


Ao começar, Caroline viveu momentos difíceis. Porém, se planejou e foi bastante estrategista. Era véspera do período natalino. O pensamento não foi outro: o foco tinha que ser na produção de cestas para aquele momento. Caroline criou um perfil nas redes sociais e fez a divulgação. Conseguiu vender todos os produtos. Os amigos ajudaram. De lá pra cá, ela não parou mais.


Atualmente, Anacaroline produz salgados, bolos, tortas, cupcakes, acarajé, feijoada, café-da-manhã... Comidas funcionais também. “Tenho uma linha mais saudável, a exemplo do cardápio vegano. Tem cliente que come alguns pratos, sentem um gostinho de camarão e nem percebe que se trata de uma mistura feita com aproveitamento de melancia. É tão gostoso que até os alérgicos comem, sem preocupação nenhuma”, revela.


O Tempero de Yayá atende pelo delivery, mas pode ser encontrado em algumas feiras itinerantes e eventos diversos. Entre os locais visitados estão: UFPB, Usina Energisa, Centro Cultural de Mangabeira, Espaço Cultural de João Pessoa, Colégio Marista Pio X etc.


E se a dona do tempero está bem? Bem... Durante a entrevista para o Ideia Positiva Online ela teve que dar uma pausa na produção, que seguia intensa. Foram apenas alguns minutinhos. Tempo suficiente para perceber que Anacaroline, a Yayá, está indo muito bem, mas ainda quer crescer muito.

Reportagem: Richelle Bezerra

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas